Como se dirigir às mulheres na Letônia

Escrito por ehow contributor | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se dirigir às mulheres na Letônia
Na Letônia as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

É importante estudar as normas culturais de outros países antes de viajar para eles. Em algumas culturas, a forma de se dirigir às mulheres é a mesma há centenas de anos, apesar dos desenvolvimentos políticos, econômicos e sociais. Quem pretende viajar para o norte da Europa deve saber que, em países como a Letônia, as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens. Estudar a cultura e etiqueta deste país lhe ajudará a entender como tratar as mulheres justa e respeitosamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Revise seus conhecimentos sobre a história da Letônia. Apesar de ter sido declarada um estado independente em 1918, a Letônia lutou contra a opressão alemã e russa de 1940 até o início dos anos 90. Durante este período, as regras comunistas ditaram que as mulheres deveriam ser tratadas da mesma forma que os homens. Assim, mulheres e homens letões receberam os mesmos maus-tratos durante os períodos de ocupação estrangeira. Nesses cinquenta anos, muitos faleceram em campos de concentração, foram deportados ou assassinados por oficiais do governo. Com a reconquista de sua liberdade, em 1990, a Letônia assinou documentos da ONU sobre direitos humanos, incluindo a Convenção de 1979 para a Eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. Naquele momento, o governo letão atualizou suas leis dos direitos da família, dando permissão para que as mulheres mantivessem seus nomes de solteira e pudessem ser donas de propriedades.

  2. 2

    Olhe as mulheres letãs nos olhos por um breve momento e as cumprimente com um aperto de mão. Evite conversar com elas como se fossem menos inteligentes, pois normalmente elas possuem um alto nível de educação formal. Na verdade, as mulheres letãs são conhecidas por terem nível de educação mais alto que seus conterrâneos homens, além de serem maioria nas universidades.

  3. 3

    Trate as mulheres letãs respeitosamente, reconhecendo seus compromissos domésticos e de trabalho. Assim como no Brasil, as mulheres letãs geralmente lutam para dividir seu tempo entre família e trabalho, pois costumam cuidar das crianças, da casa e trabalhar fora. Os homens ainda são responsáveis por ganhar o pão e desempenham um importante papel financeiro. Contudo, têm menos tempo para ajudar em casa e cuidar dos filhos.

  4. 4

    Lembre-se que mulheres letãs tem orgulho de sua cultura e são fiéis às suas famílias. Após os sofrimentos com a dominação estrangeira, o país manteve um notável senso de herança. Seus habitantes mantêm as tradições ao mesmo tempo em que estão abertos para o progresso. Orgulham-se de seus fortes laços familiares e do compromisso que têm com seus valores culturais.

  5. 5

    Não faça perguntas pessoais quando estiver conversando com letãs. Elas são pessoas reservadas e dificilmente vão querer se aprofundar na vida privada das pessoas ao redor. Após estabelecer uma amizade com uma letã, você perceberá que questões íntimas não costumam ser discutidas com amigos.

  6. 6

    Não se ofenda quando as letãs forem reservadas. Os letões tendem a ser formais com quem não possuem intimidade, não sorriem facilmente e guardam afeição e conversas casuais para familiares e amigos próximos.

Dicas & Advertências

  • Visite kwintessential.co.uk para obter maiores informações sobre etiqueta pessoal e negócios na Letônia.
  • Evite ficar de papo furado com letões. Geralmente eles preferem ir direto ao cerne do assunto, dispensando rodeios. Não trate as mulheres letãs da forma que faria com as suas amigas e mulheres de sua família. Embora os letões sejam educados e tenham boas maneiras, não estão acostumados com a nossa informalidade. É melhor pecar pelo excesso de silêncio, como forma de respeito, ao entrar em uma cultura com a qual não se está familiarizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível