Por que meu disco rígido funciona o tempo todo?

Escrito por ma wen jie | Traduzido por marcelo salzedas ricci
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu disco rígido funciona o tempo todo?
O disco rígido de seu computador pode parecer funcionando constantemente por uma variedade de motivos (hard drive image by Graham Lumsden from Fotolia.com)

Embora seja comum seu disco rígido ser acessado frequentemente enquanto usa seu computador, uma atividade constante do disco pode ser um sinal de vírus ou algum outro problema com o computador. Mas esse nem sempre é o caso. Para tentar estabelecer uma causa pela frequência de acesso ao HD, você vai precisar levar em conta vários aspectos do computador e sua arquitetura.

Outras pessoas estão lendo

Memória Virtual

Se seu computador possuí uma memória física baixa, muitos sistemas operacionais, incluindo o Microsoft Windows, vão precisar de parte do disco rígido para usar como memória tipo RAM. A parte da memória RAM que usa parte de seu disco rígido é chamada de memória virtual. Se estiver tentando rodar aplicações que exigem grandes quantidades de memória, mas que não estejam presente fisicamente, o disco rígido pode funcionar a todo tempo como parte da memória virtual que está sendo lida e escrita. Outro efeito colateral de mais memória é a baixa performance do computador, já que discos rígidos não muito mais lentos que memórias do tipo RAM. A melhor maneira de resolver esse problema é adicionar mais memória RAM ao computador.

Por que meu disco rígido funciona o tempo todo?
Cartão de memória RAM (física) (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Aplicações de dados intensivos

Algumas aplicações, especialmente de banco de dados, podem fazer frequentes ligações diretas com seu disco rígido. Se você está usando um programa que realiza essas ligações, poderá notar um aumento na atividade do disco. Mas tais ligações dependem do tipo de programa de base de dados que está sendo usado. Alguns programas carregam muitas informações para acesso para dentro da memória. Se estiver tendo problemas com a memória virtual e usando um banco de dados que lê diretamente do disco, seu disco pode parecer estar funcionando constantemente.

Manipulação de arquivos grandes

Copiar e transferir grandes arquivos pode tomar um longo tempo. Dependendo do tamanho do arquivo e como está sendo transferido, pode parecer que seu disco rígido está ligado por todo tempo. Mas se estiver transferindo um arquivo em um meio mais lento, como um CD ou DVD, por exemplo, seu disco rígido estará apenas escrevendo pequenos pedaços de dados e não funcionando constantemente. Se estiver manipulando grandes arquivos em computadores que apresentam outros problemas, como baixa memória, ou está rodando um programa que requer acesso constante do disco, o arquivo poderá tornar o acesso pior ainda.

Uploads e Downloads de arquivos

Realizar um upload ou baixar um arquivo pode causar o mesmo efeito ao seu disco. Fazer com que pareça estar funcionando constantemente. Na maioria dos casos, você verá que a luz indicadora do disco rígido pisca regularmente durante esse processo. Isto é normal. Toda piscada que a luz realiza, é uma pequena parte do arquivo que está sendo lido ou escrito no disco. Se você tiver uma conexão de internet muito veloz, seu disco pode funcionar constantemente até que todo o arquivo seja transferido.

Vírus ou Spywares

Em alguns casos, vírus e spywares (programas maliciosos) podem acessar frequentemente seu disco, fazendo com que pareca funcionar constantemente. Se o computador tem memória suficiente, e você não estiver rodando grandes aplicações, nem trabalhando com grandes arquivos ou ainda não estiver realizando um upload ou um download, pode ser evidencia da presença de um vírus ou spyware instalado no computador. Faça uma checagem completa com um antivírus se for o caso.

Escaneamento de vírus e processos de segundo plano

Alguns computadores, especialmente os mais antigos, podem ser mais lentos que o recomendado para alguns programas antivírus ou para outros processos de segundo plano necessários para o sistema operacional. Em alguns computadores mais velhos, o processo de checagem e remoção de vírus pode gerar o mesmo efeito de funcionamento constante no disco rígido. Em muitos casos, entretanto, aumentar a memória pode ajudar os processos de segundo plano a rodarem mais facilmente com menos acesso ao disco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível