Mais
×

Como fazer um discurso em um velório

Atualizado em 17 abril, 2017

Pode ser difícil colocar em palavras o que uma pessoa falecida significava para você e para os outros. Você pode ser convidado a fazer um discurso de memorial, muitas vezes chamado de tributo, em um evento em homenagem à vida e legado da pessoa. Você quer honrar e resumir o que ela significou para você, mas de uma forma que os outros também possam compreender e apreciar. Ao montar seu discurso memorial, existem várias coisas a serem consideradas que podem ajudá-lo a criar algo que irá demonstrar o seu amor.

Instruções

O discurso deve resumir as características positivas do falecido (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escreva seu discurso com antecedência e pratique-o. Isso irá ajudá-lo a se sentir preparado e menos nervoso.

  2. Mencione eventos ou circunstâncias especiais e positivas que demonstrem o valor do falecido para você, para família, para os amigos e para a comunidade. Não resuma a vida inteira dele.

  3. Adicione humor, se for apropriado. Mesmo que não queira tirar sarro da pessoa, você não precisa fazer um discurso todo triste. Afinal, você está lá para celebrar a vida que ela teve.

  4. Centralize seu discurso em um tema. Isso pode ajudar a dar um rumo para o que você irá falar. A pessoa falecida era conhecida por ser esforçada? Brincalhona? Criativa? Concentrar-se em um tema específico da vida da pessoa pode gerar um discurso particularmente memorável.

  5. Controle o tempo de seu discurso para que tenha um comprimento adequado. Esse tipo de discurso muitas vezes ocupa apenas alguns minutos, mas considere verificar com a família ou com as pessoas encarregadas do serviço para saber qual é o tamanho recomendado.

  6. Carregue lenços e água ao fazer seu discurso. Se estiver nervoso, sua garganta pode ficar seca ou você pode chorar durante a leitura. Isso é perfeitamente aceitável.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article