Divisor de frequência para áudio

Escrito por j.t. barett | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Divisor de frequência para áudio
Os teclados eletrônicos usam divisores de frequência de áudio para produzirem notas precisas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Um divisor de frequência é um circuito eletrônico que capta um sinal e emite outro com uma frequência menor. O circuito é, tecnicamente, um contador digital; para cada N ciclos de entrada ele produz um ciclo de saída. Os divisores de frequência de áudio constituem uma classe de circuitos que fazem isso para sinais de áudio. Alguns captam um sinal de frequência muito alto e fazem-no audível; outros recebem um sinal de áudio e produzem um tom sub-harmônico.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Os divisores de frequência de áudio são circuitos digitais que contam a entrada de pulsos eletrônicos. Um contador de divisão por dois, por exemplo, produz um impulso de saída para cada dois de entrada. Um relógio de pulso digital utiliza este princípio, captando o sinal preciso de um oscilador de quartzo de 32.768 Hz e enviando-o através de uma cadeia de contadores de divisão por dois, produzindo um pulso de 1 Hz. Apesar de um contador digital captar um sinal de qualquer forma de onda, ele gera apenas ondas de pulso. Para um relógio, isso não importa, embora dê uma qualidade vibrante aos sinais de áudio.

Proporções

Os circuitos digitais simples dividem uma frequência de áudio por números inteiros. Uma série de contadores de divisão por dois, por exemplo, dividem por dois, quatro, oito ou qualquer potência inteira de dois. Outros circuitos dividem por outros números inteiros, como três, seis ou onze. Se misturar um sinal de áudio com a saída de um divisor de frequência, o sinal dividido acompanhará a inclinação do sinal de áudio perfeitamente, intensificando os baixos registros de som.

Divisão por N

A maioria dos tipos de divisores de frequência de áudio dividem por um número fixo inerente ao modelo do circuito. Ao interligar contadores diferentes, você obtém divisões de frequência diferentes. Um modelo, chamado de contador de divisão por N, divide por qualquer número inteiro até um máximo determinado pelo circuito. Ao girar o botão de controle, você altera o divisor. Um músico pode, por exemplo, mover o controle da divisão de freqüência para cima e para baixo, produzindo uma série de notas harmônicas que seguem o tom de um sinal de áudio.

Sintetizador de oitava superior

Muitos modelos de órgãos eletrônicos utilizam um conjunto de divisores de frequências digitais para gerar as doze notas que compõem a oitava superior do teclado. Os divisores utilizam um oscilador de quartzo com uma frequência entre 1 e 2 MHz e dividem-no a umas poucas centenas de Hz. O oscilador de quartzo garante que a inclinação do órgão seja precisa. Para obter oitavas mais baixas que as superiores, cada nota passa por um conjunto de contadores de divisão por dois. Como cada oitava inferior representa uma redução para metade da frequência, os circuitos de divisão por dois preenchem todas as oitavas necessárias. Os projetistas eletrônicos finalmente incorporaram todos os contadores digitais para as notas de um órgão em um único chip de circuito integrado, simplificando o modelo do instrumento e reduzindo seu custo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível