Como a doença de Bright se desenvolve?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a doença de Bright se desenvolve?
Richard Bright, um dos primeiros médicos a documentar casos da doença (English physician Richard Bright (1789 to 1858).)

Outras pessoas estão lendo

Sobre a doença de Bright

Doença de Bright é um termo que se refere ao grupo de sintomas documentados pelo médico inglês Richard Bright. Apesar dele mesmo acreditar que estes sintomas eram causados por uma única doença nos rins, hoje sabemos que existem diversas condições diferentes que podem produzir os sintomas descritos, que incluem dores nas costas, febre, vômito, edema e urina escura. Bright foi o primeiro a conectar estes sintomas com uma doença nos rins, e é considerado um dos pioneiros do ramo da nefrologia. O termo Doença de Bright atualmente é usado apenas em um contexto histórico, já que os avanços na medicina levaram ao uso de nomenclaturas mais específicas.

Como a doença de Bright se desenvolve?
Diagrama de um rim

Nefrite

A nefrite é a inflamação dos rins, e produz os sintomas descritos por Bright. Entretanto, a doença afeta só algumas partes específicas do órgão, gerando algumas subdivisões mais específicas.

A nefrite intersticial é a inflamação do tecido localizado entre os túbulos renais, normalmente causada por uma reação alérgica a medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios sem esteroides, mas também pode ser resultado de infecção. Se diagnosticada no seu inicio, a droga causadora pode ser removida ou a infecção tratada, com os rins normalmente retornando ao funcionamento normal. A nefrite intersticial crônica pode levar a danos irreversíveis nos próprios túbulos e até falência renal.

A pielonefrite é a inflamação do pielo do rim, localizado no seu centro, próximo à uretra, também conhecido como pélvis renal. A doença é quase sempre causada por bactérias, normalmente por consequência de uma infecção no trato urinário. À medida que a infecção progride, os túbulos começam a ficar danificados, assim como o glomérulo e os vasos sanguíneos. A formação de cicatrizes e fibrose também é possível. A doença deve ser tratada com antibióticos, seja por via oral ou intravenosa, e o diagnóstico rápido combinado com acompanhamento médico garante que não ocorram danos permanentes.

Como a doença de Bright se desenvolve?
Trato urinário

Glomerulonefrite

A glomerulonefrite é a inflamação do glomero, os vasos capilares entre os rins, e possui diversas causas.

Os tipos não-proliferativos são causados por um baixo número de células no glomero, o que pode ser um resultado de cicatrizes no rim causadas por uso de drogas ou de natureza idiopática. O tratamento normalmente envolve esteroides, mas a doença pode continuar progredindo.

Em contrapartida, os tipos proliferativos são causados por um excesso de células na região devido a infecções do trato gastrointestinal ou respiratório, na pele ou na faringe. Se exames indicarem a presença de imunoglobulina A, o tratamento envolverá o uso de inibidores ACE. Caso contrário, a condição se resolve naturalmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível