Dor e rangido no joelho devido ao desgaste da cartilagem

Escrito por andrew sheldon | Traduzido por william ferreira
Dor e rangido no joelho devido ao desgaste da cartilagem
Dor no joelho (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

O uso excessivo do joelho pode desgastar a cartilagem na articulação. Sem a cartilagem saudável, o joelho é suscetível a dor e à inflamação, devendo ser tratado adequadamente.

Anatomia

A articulação do joelho é composta do fêmur (osso da coxa), tíbia (osso da perna) e patela (rótula). Dentro da junta está a cartilagem articular, o tecido conjuntivo que amortece a junta e permite o movimento suave.

Osteoartrite (Artrose)

A osteoartrite, ou doença degenerativa da articulação, é uma doença que afina a cartilagem e pode até desgastá-la completamente.

Sintomas

Os sintomas da artrose incluem dor intensa, inchaço e rigidez no joelho, bem como um som de trituração ou rangido com o movimento da junta.

Causas

Existem várias causas, mas o fator mais comum é o seu uso excessivo. Fazer esforços repetitivos e excessivos, durante um longo período de tempo, pode causar danos na cartilagem articular.

Tratamento

Não há cura para a artrite, mas há várias opções de tratamento. Entre elas estão o uso de joelheiras, ibuprofeno, tratamentos térmicos e, se necessário, a substituição do joelho.