Mais
×

Como fazer um dossel para cortinas

Atualizado em 13 junho, 2017

Faça seu próprio dossel para cortinas e tenha uma janela de acordo com seu gosto. Esse dossel atrai o olhar por conta de suas curvas impressionantes e longas caudas. Elas enquadram cada lateral da janela e o dossel circunda por cima. O dossel pode ser usado por si só ou combinado com persianas ou cortinas.

Dosséis permitem personalizar o visual das suas janelas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Dicas de preparação

Criar um dossel de cortina será menos estressante se todos os seus materiais estiverem reunidos no começo do projeto. A primeira ferramenta que você usará é uma fita métrica para medir sua janela com precisão. Depois disso, você poderá comprar a quantidade correta de tecido. Outros materiais que você precisará são o suporte da cortina, um lápis para tecido, elásticos, ferro de passar, um laço, uma agulha de costura, linha e sua máquina de costura.

Dicas para medir e montar

Esse dossel requer muito tecido, se comparado com outros modelos. Determine rapidamente a quantidade necessária multiplicando a largura da janela por três. Depois, adicione o tamanho dos seus rabichos multiplicado por dois. Adicione mais 2 cm para as bainhas. Isso lhe dará a largura do seu tecido. O comprimento será aquele que você escolher para o dossel.

Corte o tecido da frente e o de trás na mesma dimensão. Para montar o dossel, prenda os dois tecidos juntos do lado avesso. Costure os quatro lados, deixando apenas 25 cm para virá-lo. Inverta e costure o final do lado correto. Passe com o ferro.

Para medir a área onde se colocam as abas, meça 1 cm mais o tamanho do rabicho. Marque. Meça a largura da aba. Faça mais uma marca. Entre essas duas marcas estará a sua aba. Repita o processo até que todas as abas estejam marcadas.

Pontas penduradas

O dossel pode ser pendurado costurando aros de cortina atrás de cada aba. A vara de cortina entrará pelos aros.

Outra opcão para fixar o dossel é dobrar as abas, para que a vara entre por dentro delas. Para fazer isso, dobre as abas para frente e prenda embaixo do elástico que prende as abas. Amarre um laço na frente para esconder o elástico. Se você quiser que o forro apareça, dobre a aba para frente. Se quiser que apareça o tecido da frente, dobre para trás.

Crie visuais diferentes enfeitando as abas com botões, laços ou até borlas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article