×
Loading ...

Quanto tempo dura a dengue?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A dengue é uma doença muito comum em zonas tropicais, bem como em destinos turísticos do sudeste da Ásia (Tailândia, Laos, Cambodja e Vietnã). O vírus que transmite esta doença é contraído facilmente e provoca mal-estar e febre, que podem ser tão graves a ponto de levar à morte. Não existe uma vacina contra a enfermidade e por isso devemos estar bem informados sobre como preveni-la antes de viajar a regiões afetadas.

Dengue (Getty Images/Getty Images News/Getty Images)

Geografia

A dengue é comum em países tropicais, como Bangladesh, Brasil, Guiana, Indonésia, Índia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Tailândia, Taiwan, Venezuela e Vietnã. Ela está presente em lugares onde também é comum a malária, com a diferença que a dengue pode ser encontrada em zonas tanto urbanas como rurais.

Loading...

Efeitos

Os sintomas do dengue são fortes dores de cabeça, dores musculares (a dor nas articulações causadas pela dengue fizeram a enfermidade ser conhecida como febre quebra-ossos em outros países), erupções ou vermelhidão na pele e febre alta. Os problemas abdominais podem causar enjoos, vômitos e diarreia. Os casos mais leves de dengue são às vezes diagnosticados erroneamente como gripe.

Duração

A crise de dengue em geral dura uma semana, pontuada nos últimos dias por um pico de febre.

Características

A dengue é causada por um vírus, transmitido por um mosquito de hábitos diurnos chamado Aedes aegypti. Este inseto também é responsável pela transmissão da febre amarela.

Prevenção e tratamentos

Um dos piores problemas da doença é que ainda não existe uma vacina para combatê-la. A única medida de prevenção é o controle da praga. Hoje em dia existem muitas políticas de saúde que ensinam como preveni-lo. Formas também eficazes para evitar contaminação são usar repelente de insetos e redes de mosquito, além de evitar deixar água parada onde o mosquito possa crescer e se reproduzir.

Loading...
Loading ...
Loading ...