Como educar seu filho em relação às drogas

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como educar seu filho em relação às drogas
A adolescência é um período de experimentação e curiosidade (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Falar de drogas com os filhos pode ser uma questão bastante desafiadora. Pais com filhos adolescentes tentam evitar ao máximo com que os jovens consumam substâncias lícitas e ilícitas, mas nem sempre sabem como abordar esse assunto. O dilema está na dosagem entre educação e super proteção. Especialistas no assunto indicam algumas maneiras eficientes de educar os filhos nessa questão bastante delicada para muitas famílias. Conheça algumas dicas que podem ajudar na hora de educar seus filhos em relação às drogas.

Outras pessoas estão lendo

Diálogo

A melhor forma de estabelecer contato com os adolescentes é via diálogo. A comunicação é a melhor maneira de educar sobre os perigos da droga. Nesse sentido, pouco adianta manter o ar professoral de quem apenas critica o uso das substâncias ilícitas, já que é impossível negar que as drogas provocam prazer no usuário. Um diálogo eficaz leva em conta as dúvidas e angústias do adolescente. Trata-se de uma via de mão dupla na qual pais e filhos compartilham experiências, trocam informações e conversam sobre as situações que permeiam o cotidiano do jovem.

Como educar seu filho em relação às drogas
É importante manter o canal de comunicação sempre aberto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Abrir o jogo

Ao manter aberto o canal de comunicação, é importante abrir o jogo com os filhos. Não adianta apenas vilanizar o papel das drogas. É mais eficiente tratar do tema de forma honesta, assumindo que elas são tentações que promovem um tipo de prazer imediato. É essencial explicar para os filhos se alguma vez você consumiu drogas e como foi essa experiência. A adolescência é um período de muitas dúvidas e inseguranças. Na hora de abrir o jogo, deixe claro que as drogas não são atalhos para ser mais atraente ou participar de certos grupos.

Como educar seu filho em relação às drogas
A adolescência é um período de muitas dúvidas e inseguranças (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Informação

Hoje em dia, qualquer tipo de informação está a poucos cliques de distância. Desse modo, é possível supor que os adolescentes saibam muito bem de assuntos relacionados à drogas que os pais nem sabiam que existiam. Uma conversa sobre o consumo de substâncias lícitas e ilícitas não deve deixar de lado as informações que os jovens já têm. Em contrapartida, é possível acrescentar mais dados às informações que os jovens possuem. Isso tem a ver com mostrar os efeitos destrutivos que as drogas fazem nos dependentes e em como cada substância têm um efeito devastador, com um forte poder de fazer com que as pessoas se viciem.

Como educar seu filho em relação às drogas
Os pais devem explicar os perigos das drogas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Conhecer as amizades

Pode parecer um comportamento superprotetor, mas não é. A verdade é que se os pais mantém uma relação saudável com os filhos, é natural que conheçam seus melhores amigos. É uma medida importante para descobrir o tipo de companhia que seu filho possui. Não se trata de querer fazer parte da turma dos jovens, mas sim de conhecer melhor os amigos, suas histórias de vida e saber se, eventualmente, algum deles usou ou usa algum tipo de substância lícita ou ilícita. A partir disso, é possível exercer o poder de supervisão que os pais devem ter.

Como educar seu filho em relação às drogas
Conhecer as companhias dos filhos ajuda a educá-los sobre o uso de drogas (Pixland/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível