Mais
×

Estímulos para a inteligência do seu bebê

Ajudar o seu filho a aprender a ler e escrever é um dos melhores presentes que você pode oferecer
Nastia11/iStock/Getty Images

Introdução

Você sabia que a mãe é a primeira professora dos filhos? Antes de colocar o pé em uma sala de aula, os pequenos já aprendem em casa o básico da linguagem. Desde a gestação uterina, a mãe é uma fonte de conhecimento na formação das crianças, que absorvem tudo rapidamente. Reserve um minuto na sua agenda diária para pensar sobre como interagir com o seu filho. Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar o seu bebê a aprender e se desenvolver tanto no aspecto motor como intelectualmente.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

O alfabeto - fale sempre

As crianças aprendem a linguagem ouvindo as palavras em voz alta. "Quanto mais você falar com seu filho, mais palavras ele terá no próprio vocabulário", defende Renee Mizrahi, especialista em leitura e autora do livro "Segredos para o sucesso da leitura". Aproveite todas as oportunidades para conversar com seu filho: durante as refeições, banhos ou passeios. Comente tudo o que acontece ao seu redor.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Desenvolva suas destrezas

Quando as mãos do seu filho forem grandes o suficiente, comece a desenvolver as habilidades motoras dele com atividades que envolvem massinha de modelar ou argila. A partir daí, brinquem fazendo colares de bolinhas e pintando quadros. Com o tempo, a destreza manual ficará melhor e isso vai ajudar seu filho a transformar os rabiscos em letra legível.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Dê um bom exemplo

As crianças são imitadores naturais. Se eles veem que você passa seu tempo lendo, pode querer seguir o seu exemplo. A incorporação de leitura e escrita na sua própria rotina é um hábito desejável para que eles também adotem.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Aproveite os interesses deles

As crianças são curiosas e desenvolvem interesses por conta própria. Use isso como um trampolim para a aprendizagem através da aquisição de livros sobre os seus assuntos favoritos, encorajando brincadeiras criativas, incluindo a escrita e o desenho.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Reserve um espaço criativo

Incentive a imaginação fértil proporcionando ao seu filho um espaço para fazer coisas artísticas e criativas. Preencha o lugar com canetinhas laváveis, pedaços de papel, revistas antigas e materiais de arte que seu filho gosta. Incentive-os a rabiscar, escrever histórias, pintar, recortar e brincar.

Kenishirotie/iStock/Getty Images

Cantar, cantar e cantar

Habilidades de consciência fonética começam com a capacidade de ouvir. Ensine a crianças a prestar atenção em todos os tipos de sons. Comece a jogar a dança das cadeiras ou jogos musicais. Essas habilidades levam diretamente à fonética. Cante para o bebê quando estiver trocando a fralda dele, dando banho ou alimentando.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Leia um conto diariamente

Uma das melhores formas de desenvolver as habilidades de alfabetização é lendo para seus filhos por 20 minutos todos os dias. Aproveite a hora de dormir para colocar este hábito em prática na vida de vocês.