Efeitos adversos do Bacopa Monnieri

Escrito por janet contursi | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos adversos do Bacopa Monnieri
É importante estar atento aos efeitos adversos dos medicamentos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A Bacopa monnieri, também conhecido como brahmi, é uma planta rasteira perene encontrada em muitas áreas pantanosas da Ásia. É considerado um estimulante nervoso e cerebral nas medicinas chinesa e ayurvédica, e é utilizado no tratamento de epilepsia, disfunção sexual e problemas de fertilidade. Pesquisas recentes publicadas no The Journal of Alternative and Complementary Medicine revelam que bacopa pode ser útil no tratamento de problemas de memória e depressão na terceira idade.

Outras pessoas estão lendo

Hepatotoxicidade

Há um caso relatado no Annals of Hepatology de uma mulher que foi acometida por forte hepatotoxicidade após um tratamento de nove meses com ervas ayurvédicas, incluindo bacopa monnieri. Os sintomas desapareceram logo após a interrupção do tratamento.

Anti-fertilidade

A Bacopa monnieri pode afetar a fertilidade masculina. Em um estudo recente em animais, a bacopa inibiu a fertilidade do camundongo macho.

Problemas gastrointestinais

A Bacopa monnieri contém saponinas, espasmódicos poderosos que estimulam a transmissão de impulsos nervosos e reflexos no trato digestivo. De acordo com um estudo da Southern Cross University de 2006, a saponina contida no bacopa causa problemas gastrointestinais, incluindo aumento da frequência de defecação, cólicas abdominais e náusea.

Secura

De acordo com um estudo de psicofarmacologia de 2001, boca seca, sede excessiva e aumento da frequência urinária são efeitos relatados.

Fadiga

A Bacopa monnieri é um depressor do sistema nervoso central com efeitos sedativos e anti-ansiedade. Pode apresentar efeitos semelhantes ao barbiturato dependendo da dose.

Batimentos cardíacos irregulares

Bacopa monnieri pode causar palpitações cardíacas. Consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com esta erva se você apresentar problemas cardíacos.

Interações medicamentosas

Não tome bacopa monnieri se estiver utilizando medicamentos antidepressivos ou antipsicóticos que sejam metabolizados por enzimas do citocromo P450, como Cloridrato de sertralina (nomes comerciais Zoloft e Lustral). Bacopa monnieri pode afetar a metabolização e eliminação destes medicamentos, permitindo que quantidades superiores ou inferiores da droga tenham acesso à corrente sanguínea. Há risco de sobredosagem ou infra dosagem.

Não tome bacopa monnieri se estiver utilizando medicações para a tireoide, uma vez que bacopa pode acentuar a atividade de drogas que são estimulantes da tireoide, ou inibir drogas supressoras desta glândula.

Consulte seu médico antes de começar a tomar bacopa monnieri se estiver tomando medicamentos que bloqueiam cálcio, pois o efeito destas drogas pode ser potencializado pela combinação com bacopa.

A Bacopa monnieri pode potencializar os efeitos de sedativos, benzodiazepínicos e antidepressivos. Converse com seu médico antes de iniciar um tratamento se estiver utilizando algum destes medicamentos. Não dirija nem opere máquinas quando estiver sob efeito do bacopa.

Aviso

Não tome bacopa monnieri se estiver grávida ou amamentando.

Consulte um médico antes de administrar bacopa monnieri a crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível