on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

10 dicas naturais para aliviar a dor de garganta

Getty Images

Introdução

A dor de garganta atinge homens e mulheres, crianças, adultos e idosos. O problema se torna ainda mais comum no período entre as estações do ano, por causa das mudanças bruscas de temperatura. Sempre o ideal é buscar um médico especializado, no entanto, algumas receitas caseiras, fáceis de preparar, podem aliviar o desconforto e acelerar a recuperação.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Tomar muita água

A inflamação costuma deixar a garganta ressecada, por isso a água é uma grande aliada. Ela ajuda a aliviar a sensação incômoda da dor de garganta, mantendo as cordas vocais hidratadas e impedindo que elas se ressequem novamente. Em períodos críticos de inflamação, é importante tomar pelo menos dois litros de água por dia.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Gargarejo com água morna e sal

Misturar água com sal para fazer gargarejos ajuda a aliviar o desconforto da dor de garganta. O processo funciona da seguinte forma: a água morna dilata os vasos sanguíneos, diminuindo a inflamação, enquanto o sal auxilia na retirada do muco que se forma na garganta, o que acalma a dor.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Gengibre

O gengibre é uma planta herbácea que funciona como um santo remédio contra a dor de garganta. Com propriedades terapêuticas, o gengibre oferece um tipo de ação antibacteriana que contribui para o combate de vários tipos de dores, de enxaqueca à dor menstrual. Além disso, alivia a coceira na garganta e deixa uma sensação refrescante. Pode ser consumido em forma de chá ou em pó.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Mel

As propriedades terapêuticas do mel de abelha já são conhecidas há milhares de anos. Além de combater a gripe, cólicas e má digestão, o mel também é um aliado contra a dor de garganta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou a indicação de mel como substância adoçante ideal para pacientes com irritação na garganta e tosse. Isso porque o mel traz em sua composição substâncias antioxidantes que atuam sobre as feridas na garganta. Além disso, ele atua induzindo reações orgânicas de defesa do corpo humano.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Menta

Como o gengibre, a menta refresca e alivia a respiração. Também por isso, muitas pastilhas farmacêuticas são feitas a partir da menta. Infelizmente, o efeito da menta, quando comparado com outros remédios naturais, não é duradouro. De qualquer forma, ela é indicada para os momentos mais críticos da dor, podendo ser consumida como bala ou infusão.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Chá de alho

Apesar de não ter um sabor muito agradável, o chá de alho ajuda muito na recuperação. Enquanto a água quente dilata os vasos sanguíneos, ajudando a diminuir a inflamação e promovendo o alívio, o alho age fortalecendo o sistema imunológico devido às suas propriedades antioxidante que neutralizam a ação dos radicais livres.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Suco de limão ou de laranja

Sucos cítricos, como limão e laranja, ajudam a remover as impurezas da região afetada pela inflamação. Eles diminuem a sensação de desconforto, tosses, irritação e coceira. Além disso, são grandes fornecedores de vitamina C, nutriente rico em antioxidantes, que colabora na prevenção de doenças, protegendo o organismo e fortalecendo o sistema imunológico.

Comstock/Comstock/Getty Images

Própolis

Produzida pelas abelhas, a própolis é um ótimo remédio natural contra a dor de garganta. Rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, a própolis possui ação antibacteriana e anestésica. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que ela destrói as bactérias nocivas preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. A própolis pode ser consumida por meio de extratos, sprays, xaropes, comprimidos e balas.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Inalação natural

Com o nariz congestionado, as pessoas respiram mais pela boca, piorando a irritação da garganta. Uma boa alternativa para desobstruir as vias respiratórias, principalmente o nariz, é a inalação natural. Basta esquentar um pouco de água, colocá-la em uma vasilha com folhas de eucalipto, posicionar a cabeça sobre o recipiente e inspirar seu vapor. O resultado é ainda melhor se você cobrir a cabeça e a vasilha com uma toalha aproveitando todo o calor da infusão.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Maracujá

Conhecido por sua ação calmante e por auxiliar no tratamento de úlceras e gastrites, o maracujá também é um ótimo aliado para diminuir o desconforto provocado pela dor de garganta. Isso ocorre porque a fruta tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Pode ser consumido em forma de fruta, suco ou chá.