Muitas pessoas esquentam água no micro-ondas em copos de plástico porque é conveniente. No entanto, existem alguns riscos para a saúde relacionados à colocação de plásticos no microondas.
Processo
Micro-ondas esquentam água mais facilmente do que fogões tradicionais. Por causa do rápido aumento da temperatura da água quando aquecida, bolhas não se formam quando a água é fervida no microondas. Já que bolhas não se formam, a água retém um maior grau de calor.
Tempo
Certifique-se de não programar um tempo muito longo quando esquentar água em um copo plástico. Se a água for aquecida demais no micro-ondas, pode transbordar para fora do copo, como uma erupção, causando graves queimaduras e lesões na pele. Adicionalmente, o sobreaquecimento pode derreter o plástico para dentro da água.
Tipo de plástico
Alguns recipientes em plástico não devem ser usados em um forno de micro-ondas. Plásticos de policarbonato, poliestireno ou cloreto de polivinilo podem conter quantidades vestigiais de toxinas. Polietileno de alta densidade, polietileno e polipropileno de baixa densidade são tipos de plástico mais seguros para comida e bebidas.
Saúde
Produtos químicos tóxicos, tais como bisfenol A, podem vazar do plástico para a água quando aquecidos. De acordo com pesquisadores do National Toxicology Program, o bisfenol A tem efeitos similares ao estrogênio, o que pode perturbar o sistema endócrino, causando problemas de desenvolvimento neurológico e até mesmo causar câncer.
Alternativas
Como uma alternativa ao plástico, a água deve ser aquecida em um vidro para micro-ondas, ou recipiente de cerâmica.