Os efeitos negativos de programas de TV no desenvolvimento infantil

Escrito por leigh wittman | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos negativos de programas de TV  no desenvolvimento infantil
Não deixe que seu filho assista mais do que duas horas diárias de televisão (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Vários pais se preocupam com o fato de que assistir muita televisão gerará impactos negativos no desenvolvimento da criança. Essas preocupações são válidas, pois assistir mais do que duas horas por dia pode levar a problemas no desenvolvimento, incluindo nas emoções, intelecto e maturidade, de acordo com Laura Berk, professora de psicologia da Universidade do Estado de Illinois. A melhor maneira de evitar esses efeitos negativos é limitando a exposição de crianças à televisão para menos de duas horas diárias.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento emocional

Já foi demonstrado que assistir muita televisão diminuir bastante, se não completamente, o desenvolvimento emocional, de acordo com David Shaffer, um psicólogo infantil e autor de "Developmental Psychology: Childhood and Adolescence" (Desenvolvimento psicológico: Infância e adolescência). Isso é devido a aprender como pensar, sentir e reagir de acordo com a televisão em oposição às experiências reais. Apesar da TV não ser realidade, a mente infantil não é totalmente capaz de diferenciar fatos de ficções. Isso geralmente se torna um problema quando os pais decidem usar a televisão como uma babá e permitem que a criança assista os programas por horas ao invés de interagir com outras pessoas. Shaffer diz que os problemas com o desenvolvimento emocional devido ao excesso de TV pode aumentar a chance de vício, promiscuidade sexual, depressão e violência.

Desenvolvimento intelectual

Muita televisão pode retardar o desenvolvimento intelectual se programas educativos não forem assistidos. Isso porquê a criança escolherá assistir programas de diversão àqueles que estimulam suas mentes com atividades educacionais. Berk menciona que negligenciar a estimulação intelectual pode causar problemas na escola e reduzir o quociente de inteligência (QI).

Desenvolvimento da maturidade

As crianças que assistem muita televisão tendem a ter poucos relacionamentos e interações interpessoais. Essas interações fazem parte de como a maturidade infantil se desenvolve à medida que a criança cresce, portanto, perdê-las isso para assistir programas de televisão faz com que a criança tenha uma grande probabilidade de ter problemas no desenvolvimento de maturidade. Apesar dela interagir com outras na escola, isso dura apenas algumas poucas horas por dia. De acordo com Shaffer, uma criança precisa de mais comunicação interpessoal do que pode ser oferecida pela escola. Shaffer aconselha que o menor interaja com amigos, parentes e seus pares por, no mínimo, duas a três horas diárias fora da escola. A falta desse contato, de acordo com o psicólogo, pode levar a problemas na escola, vadiagem, decisões pobres e um crescimento de vício e violência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível