Como elaborar um gráfico de linha de mercado de segurança

Escrito por chris magyar | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar um gráfico de linha de mercado de segurança
Calcular uma linha de mercado de segurança é simples, uma vez que você saiba o que é um beta de segurança (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A Linha do Mercado de Segurança (SML) é uma representação gráfica do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM), uma estimativa básica entre o risco e o retorno do preço de uma ação. Estimando o SML e comparando-o ao real histórico de retornos de uma ação, um investidor pode ter uma noção para saber se a ação está desvalorizada ou supervalorizada, com base nas suposições do investidor sobre desempenho futuro. Se os retornos estiverem consistentemente abaixo da linha da SML, essa ação deverá subir, e se eles estiverem acima da linha, então espera-se uma queda na ação. Fazer a representação gráfica do SML de uma determinada ação requer o uso do índice "beta", que é a forma como ele adere estreitamente ao desempenho global do mercado. Uma ação com um beta superior a 1 supera o mercado e um beta menor que 1 significa ela está aquém do mercado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Microsoft Excel
  • Cinco anos de retornos mensais para a segurança
  • Cinco anos de retornos mensais para o mercado

Lista completaMinimizar

Instruções

    Calcule o Beta

  1. 1

    Abra o Microsoft Excel ou outro software de planilha de cálculo semelhante.

  2. 2

    Liste na coluna A todos os meses para os quais tenha dados de retornos. Quanto mais meses você tiver, mais confiável será sua estimativa. Cinco anos é um número padrão de exatidão significativa.

  3. 3

    Na coluna B, digite os retornos, expressos como um número decimal. Por exemplo, um retorno de 12% deve ser digitado como "0,12" na célula.

  4. 4

    Digite os retornos do mercado global de ações na coluna C. Escolha um índice que seja mais relevante para a sua segurança, para representar todo o mercado. Por exemplo, para uma ação listada na Dow Jones Industrial Average, use o índice Dow Jones Industrial Average.

  5. 5

    Digite a seguinte fórmula na célula D1: "=COVAR(B1:BXX,$C$1:$C$XX)COUNT(B1:BXX)/((COUNT(B1:BXX)-1)VAR($C1:$CXX))" Substitua todos os "XX" pelos últimos números da linha dos dados de retorno, que será a linha 60, se você usou exatamente cinco anos de dados. O resultado da célula será seu beta de segurança.

    Representação gráfica do SML

  1. 1

    Faça uma estimativa da taxa de retorno livre de risco e digite-a na célula E2. Este é o retorno que você iria ganhar se investisse em uma garantia "sem risco", como numa conta do Tesouro dos EUA. Tenha em mente que "sem risco" significa uma quantidade extremamente pequena de risco, pois nenhum investimento é completamente isento de riscos. Apenas como exemplificação, use uma taxa livre de risco de 3% (0,03).

  2. 2

    Faça uma estimativa de retorno de mercado futuro e digite-a na célula E3. Para isso, você pode se basear no retorno de mercado passado, fazendo os cálculos com o índice beta. Ou você pode simplesmente levantar uma hipótese, com base no seu conhecimento do mercado e da economia. Apenas como exemplificação, use uma taxa livre de risco de 3% (0,03).

  3. 3

    Digite o número 0 na célula D2 e o número 1 na célula D3. Estes representam o índice beta do investimento livre de risco e do investimento do mercado global, respectivamente. Por definição, para o investimento sem risco sempre utilize um beta igual a zero, e para o investimento em todo o mercado utilize o beta 1.

  4. 4

    Digite a seguinte fórmula na célula E1: = (E3-E2) *D1. Isso gera o declive da linha SML e a multiplica pelo beta de suas ações para gerar o retorno esperado da ação.

  5. 5

    Destaque as células de E1 a E3, em seguida escolha o menu "Gráfico" e clique em "Linha". Isso criará uma linha de mercado de segurança com retornos no eixo "Y" e beta no eixo "X".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível