Mais
×

Como encerar flores frescas

Atualizada February 21, 2017

Flores recém-cortadas são o símbolo clássico da vida e da beleza e adicionam boa atmosfera para qualquer casa. Infelizmente flores frescas nem sempre são práticas ou não estão disponíveis. Para aqueles momentos em que se deseja trazer a beleza da natureza para a sua casa sem a despesa de comprar flores, ou simplesmente para preservar um buquê especial, encerar flores frescas pode ser uma boa opção.

Instruções

Aprenda como fazer belas flores enceradas

    Instrução

  1. Escolha flores que sejam firmes e que tenham um revestimento semelhante à cera. Boas escolhas são rosas, margaridas, lírios, narcisos e tulipas. Evite pequenas flores delicadas, porque essas murcham rapidamente com a cera quente.

  2. Derreta a cera sobre um fogão elétrico de duas bocas. Aqueça a cera a 70° C e mantenha essa temperatura durante todo o processo. Use um termômetro para cera ou para doce para monitorar a temperatura.

  3. Apare as hastes da flor, deixando cerca de 5 cm ou 6,5 cm. Segurando a flor pela haste, mergulhe-a na cera quente e a retire rapidamente. Deixe cair o excesso de cera na panela.

  4. Deixe a cera esfriar e endurecer entre 30 e 45 segundos e coloque a flor sobre um pedaço de papel encerado para endurecer completamente. Leva-se cerca de 5 minutos para a cera tornar-se rígida.

  5. Mergulhe a flor encerada na cera quente novamente e repita o processo de resfriamento. Mergulhe a flor uma terceira vez e deixe esfriar.

  6. Use as flores enceradas em arranjos de flores e exibições. Sempre manuseie com cuidado para evitar rachaduras ou a quebra da flor encerada.

Dicas

  • Faça uma experiência com flores e descobra qual irá encerar bem e qual se adapta melhor com outros meios de preservação.

Avisos

  • Nunca derreta a cera diretamente sobre um fogão elétrico quente. Ela é extremamente inflamável e pode facilmente pegar fogo quando você menos esperar. Sempre use uma panela dupla de vapor ou coloque uma panela com a cera dentro de uma panela maior contendo água fervente.

Coisas Necessárias

  • 650 gramas de cera de parafina
  • Banho maria
  • Papel encerado
  • Flores frescas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article