Como encontrar um declive em um gráfico

Escrito por anthony king | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como encontrar um declive em um gráfico
Função do exemplo (http://www.algebrahelp.com/worksheets/cache/graph_590_q.png)

O declive é um conceito no campo matemático da álgebra. É exigido de todo aluno de ensino médio que passe em álgebra para se formar, e a única forma de fazer isso é aprender como encontrar a inclinação de um gráfico. A inclinação é simplesmente o crescimento ou declínio de uma linha entre dois pontos. Muitas vezes, essa informação é apresentada de uma forma que faz parecer muito difícil, entretanto, a inclinação pode ser bastante fácil de se encontrar.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Familiarize-se com a forma com que o gráfico é apresentado. Os gráficos em álgebra possuem uma série de números verticais conhecidos como "eixo y". Existe também uma série de números horizontais, espaçados igualmente em uma linha conhecida como "eixo x". Todos os números à direita do número zero no eixo x são positivos, e todos à esquerda são negativos. Similarmente, todo número acima do zero no eixo y é positivo, e todos os abaixo do zero são negativos.

  2. 2

    Encontre a "origem". Origem é o nome que se dá para representar a interseção entre os eixos x e y. Se lhe foi pedido para fornecer o "par ordenado" de localização da origem no gráfico, ele seria representado por (0,0). Isso significa que o ponto está localizado no "0" do eixo x, que sempre é o primeiro número do parêntese, e também no "0" do eixo y, que é sempre o segundo número.

  3. 3

    Encontre os pares ordenados do gráfico que se está tentando encontrar a inclinação. Pode-se escolher quaisquer dois pontos na linha, entretanto, é sempre mais fácil escolher o ponto em que a linha cruza o eixo x, e o ponto em que ela cruza o eixo y. Para esse exemplo, use o gráfico mostrado no topo deste texto. Você verá que a linha passa através do número -2 no eixo x. Esse par ordenado é representado como (-2,0). Podemos ver também que a reta atravessa o eixo y quando ele vale +2, logo, o par ordenado aqui é (0,2).

  4. 4

    Calcule a inclinação da reta encontrando sua "subida sobre deslocamento". Para fazer isso, simplesmente comece no extremo esquerdo, e então encontre a subida vendo quantos números positivos ou negativos precisa-se subir para chegar na mesma reta em que o segundo ponto está localizado. Para o exemplo da figura, seria necessário subir dois números positivos para estar na mesma reta que o ponto do eixo y, então encontre o deslocamento vendo quantos números positivos ou negativos seria necessário mover para encontrar exatamente o segundo ponto. No nosso exemplo, precisaríamos mover duas casas positivas para encontrar o ponto. Isso significa que a inclinação dessa reta é de +2/+2, que pode simplesmente ser representada como 1.

  5. 5

    Calcule a inclinação de uma reta em um gráfico usando uma fórmula. A fórmula para encontrar a inclinação é: (y2-y1)/(x2-x1). Isso simplesmente significa que se obtém os dois pontos da mesma maneira que se fez no passo 3, então aplicam-se os números na fórmula. O primeiro ponto será (x1,y1) e o segundo, (x2,y2). Para esse exemplo que estamos usando, a fórmula seria: (2-0)/0- -2), que é igual a 2/2, a mesma inclinação encontrada no passo 4.

Dicas & Advertências

  • Nota: no passo 5, a parte de baixo da fórmula se lê "zero menos 2 negativo". Como existem dois sinais negativos um ao lado do outro, eles se cancelam e podem ser lidos como (0+2). A fórmula final para o passo 5 então será (2-0)/0+2), que equivale a 2/2.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível