Mais
×

Como encontrar pontos de pressão que induzem ao sono

Atualizado em 20 julho, 2017

Vários pontos de acupuntura têm sido associados com o estímulo ao sono e com o alívio dos sintomas da insônia. Diferentes pontos serão eficazes contra diferentes problemas do sono. Nesse artigo discutimos como encontrar esses pontos básicos de indução ao sono.

Instruções

Descubra pontos que induzem ao sono (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque o seu polegar no meio da parte interna do braço oposto, a cerca de dois ou três dedos da linha do pulso. Esse ponto é chamado de "portão interior" ou pericárdio seis. Esse ponto ajuda a induzir o sono e também é muito útil para aliviar tontura, náusea e dificuldades em respirar. Aperte o ponto com o polegar aumentando gradativamente a pressão. Mova o seu polegar se necessário até sentir um ponto de tensão no braço.

  2. Coloque um dedo ou o polegar na linha do pulso na lateral da parte interna da mão, alinhado com o dedo mínimo. Esse ponto é chamado de "portão espiritual". Aplique uma leve pressão para aliviar a insônia, o medo, a ansiedade ou inquietude.

  3. Coloque o seu dedo a cerca de um dedo abaixo do osso interno do tornozelo. Esse é o ponto seis no meridiano do rim. Aplicar uma ligeira pressão nesse ponto ajuda a promover o sono RAM, o mais profundo. Esse ponto também ajuda a regular os rins e a regular a menstruação nas mulheres.

  4. Leve o dedo até o ponto abaixo do osso externo do tornozelo. Esse é o ponto 62 no meridiano da bexiga, eficaz no alívio da insônia e de pequenos estresses mentais. Use esse ponto se estiver ficando acordado devido a dores de cabeça, dores nas pernas ou nas costas.

  5. Alcance a parte traseira da sua cabeça e coloque os dois polegares no ponto na base do seu crânio. Esse é o ponto 20 no meridiano da vesícula biliar e é um dos mais importantes na acupuntura, especialmente para aqueles muito tensos. Aplicar uma ligeira pressão nesse ponto pode aliviar a insônia, dores de cabeça tensionais, tontura e desordens nervosas. Ele também é importante para aliviar problemas que afetam o pescoço, os ombros e a parte superior das costas.

  6. Estimule os pontos yin primários, que estão no meridiano na frente do corpo e no interior dos braços e das pernas. Estimular a energia yin no corpo pode ajudar a aliviar problemas nos quais a energia yang está em excesso, como o nervosismo e a ansiedade. Os pontos yin importantes ocorrem cerca de um dedo acima das sobrancelhas alinhados com o os olhos, no ponto no qual as costelas encontram com os ossos do colo, no interior da caixa torácica próximo ao diafragma e na linha interna do ombro. Para mais pontos de pressão yin, consulte um bom guia em acupuntura.

Dicas

  • Os pontos de pressão correspondem exatamente aos pontos usados pela acupuntura.

Aviso

  • Nunca aplique excesso de pressão em um ponto de acupuntura.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article