Ensinando a divisão para alunos da primeira série

Escrito por audrey lucas | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ensinando a divisão para alunos da primeira série
É importante preparar os alunos com alguns conceitos de fração na primeira série (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A primeira série introduz o conceito de dividir igualmente e partes de um todo. Os alunos dessa série trabalham bastante com adição e subtração, mas eles também começam a examinar frações ao observar metades e quartos de um objeto ou grupos de objetos. Para familiarizar os alunos com a nova habilidade de divisão, professores devem achar maneiras criativas e interativas para eles dividirem coisas igualmente na sala. Praticar a divisão ao separar materiais concretos primeiramente irá prepará-los mentalmente para dividir números mais para frente.

Outras pessoas estão lendo

Divisão com manipulativos

Para uma aula eficaz de matemática para a primeira série, você precisa de manipulativos, como fichas, botões, cartas, dominós, caixas de ovos vazias e tangram. Esses materiais permitem que alunos movam os objetos e resolvam problemas de matemática através da tentativa e do erro. Depois de revisar o significado de igualdade, incentive os alunos a pegarem vários manipulativos e dividi-los igualmente em vários conjuntos. Eles podem usar as caixas de ovos vazias para separar os materiais e contarem o número de conjuntos criados.

Dividindo os alunos

Para demonstrar o processo da divisão, leve os alunos para o pátio para uma atividade de divisão de pessoas. Separe a classe em grupo ao dividir igualmente o número de alunos. Assim que estiverem em grupos menores, eles devem dividir-se de outras maneiras. Como uma atividade de extensão, você pode convidar uma ou mais turmas de alunos de primeira série para participar e dividir um grande número de alunos em números menores pregressivamente. No final da atividade, eles podem escrever qual foi o número de conjuntos que eles conseguiram formar quando dividiram-se.

Dividindo com alimentos

Introduza casualmente aos alunos da primeira série as frações dividindo alimentos na hora do lanche e do almoço. Ao trabalhar com um tipo de alimento que tenha o formato de um círculo e plano, como uma pizza ou quesadillas, os alunos irão dividir o alimento igualmente cortando-o primeiro na metade e depois em quartos. Também divida frutas para alunos em seções iguais e incentive-os a dividir os lanches, como biscoitos ou uvas, em grupos iguais. Essas atividades irão integrar a divisão na classe sem intimidar os alunos.

Divisão do tempo

Professores de primeira série trabalham dentro de uma rotina e agenda estritas para manter as crianças engajadas e trabalhando em direção aos seus objetivos de aprendizado. Criar uma agenda escrita para a classe não apenas permite que eles participem dos eventos diários, mas também apresenta uma oportunidade para revisar o conceito de divisão. Divida as atividades diárias em tempos iguais e conte-os com os alunos, por exemplo, o conjunto de horas inteiras, meia horas e mais do que ocorre durante o dia. Faça também um calendário escolar que divida o ano em quatro partes iguais e crie objetivos e premiações para cada quarto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível