×
Loading ...

Como aprender os Dez Mandamentos em 10 minutos

Atualizado em 19 julho, 2017

Os Dez Mandamentos, introduzidos por Moisés para uma nova nação israelita mais de 1.200 anos antes de Jesus de Nazaré nascer e tem sido fundamental para muitos códigos legais e estatutos. Os Dez Mandamentos ou o Decálogo, aparecem duas vezes no Antigo Testamento, em Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21. Para esse exercício, vamos usar a versão contida em Êxodo. Para memorizar o Decálogo dentro de um limite de tempo, você terá que empregar uma abordagem de três etapas: "ler, escrever, recitar".

Instruções

Os Dez Mandamentos são fundamentais tanto no Antigo como no Novo Testamento da Bíblia (bible image by Horticulture from Fotolia.com)

    Memorização

  1. Leia os Dez Mandamentos da Bíblia.

    Observe que alguns são instruções curtas e os outros são mais longas, com narrativas. As narrativas podem ser entendidas como expansões homiléticas, razões explicativas de porque as instruções devem ser seguidas, e não fazem parte dos mandamentos originais.

    Observa-se que oito dos 10 começam com "Não deverás" ou "Não", dependendo da tradução. Apenas o "sábado" e "pais" comandos começam com uma instrução positiva.

    Loading...
  2. Escrever as ideias ou palavras principais de cada mandamento no seu papel.

    Diminua as palavras de cada mandamento até que você possua apenas o seu significado básico, seja em termos tradicionais ou modernos. Uma possível combinação dos termos seria: 1) Deuses falsos, 2) Imagens, 3) Usar o nome em vão, 4) Sábado, 5) Pais, 6) Matar, 7) Adultério, 8) Roubo, 9) Falso testemunho ou mentir, 10) Cobiça.

    O ato físico de escrever constrói uma forte ligação entre a mente do aluno e o assunto e é um estudo poderoso que auxilia a memória.

  3. Recite os Dez Mandamentos.

    Combine os prefixos negativos, tendo em mente as duas exceções, com a sua lista de palavras ou frases. Você deve recitá-los em voz alta, porque as ações físicas de falar e ouvir a si mesmo irão acelerar o processo de memorização. Recite os mandamentos, em voz alta, repetidamente no tempo restante, para que o Decálogo se torna familiar, confortável e permanente em sua memória.

Loading...

Dicas

  • Leia os mandamentos em duas divisões para ajudar a memorização; os quatro primeiros são deveres para com Deus e os seis últimos são deveres para com os seres humanos, de acordo com o autor JL McKenzie. Nota: o mandamento relacionado aos "pais" é agrupado com deveres para com Deus, como os pais são a fonte da vida de um indivíduo em paralelo com Deus que é a fonte de toda a vida.

Aviso

  • Não é recomendado tentar todas as técnicas de associação de palavras ou o estabelecer um acrônimo para ajudar com o processo de memorização. Embora essas técnicas sejam valiosas em circunstâncias normais, eles são de valor limitado quando se trabalha sob uma rigorosa restrição de tempo. Um tempo valioso pode ser desperdiçado ao estabelecer as conexões entre as palavras, os mandamentos, e os conceitos associados.

O que você precisa

  • Bíblia
  • Caneta ou lápis
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...