Como ensinar os alunos a lerem um texto expositivo

Escrito por lily mae | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar os alunos a lerem um texto expositivo
Os alunos devem fazer anotações sobre as informações pertinentes enquanto leem (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Textos expositivos são livros informativos que são escritos com o objetivo de ensinar ou descrever um assunto, evento ou situação de forma objetiva. Livros didáticos, revistas informativas, relatórios e outros documentos informativos são textos expositivos. Na escola, esses tipos de textos são largamente usados para ensinar habilidades e conceitos que se relacionam com diferentes áreas do conhecimento. Os alunos podem ter dificuldade em ler esses textos, pois podem vê-los como chatos, maçantes. Embora alguns deles podem de fato ser monótonos, textos expositivos são valiosos e aprender a lê-los é importante para compreender a informação que eles oferecem. Use a abordagem EQLRR (examine, questione, leia, recite, revise) ao ensinar os alunos a ler esses textos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Explique aos alunos que o primeiro passo para a leitura de um texto expositivo é examinar o documento. Diga-lhes para lerem primeiro o título do capítulo ou documento que eles estão prestes a ler. Incentive-os a olhar através do capítulo ou documento e instrua-os a lerem e tomar nota dos subtítulos, dos negritos ou legendas, bem como quaisquer resumos que possam aparecer. Esses itens darão aos alunos uma ideia a respeito do que o documento trata, ajudando a construir um conhecimento mais profundo.

  2. 2

    Incentive os alunos a fazerem perguntas enquanto estão examinando o documento. Diga-lhes para transformar o título, subtítulos e outras informações destacadas em perguntas. Por exemplo, ao ler um capítulo sobre a Guerra Civil, eles podem criar uma pergunta, como "Por que a Guerra Civil ocorreu?" Ao propor questões sobre o documento os alunos pensarão sobre o texto de uma maneira produtiva.

  3. 3

    Instrua os alunos a lerem o texto. Durante a leitura, diga-lhes para pensar sobre as questões que eles criaram enquanto pesquisavam o capítulo. Incentive-os a reler as legendas, subtítulos e outras informações pertinentes e diga-lhes para tentarem vincular as informações. Explique que eles devem ler uma única seção ou parágrafo de cada vez.

  4. 4

    Explique aos alunos que, depois de lerem a seção ou parágrafo, eles devem parar e recitar o que leram. Instrua-os a resumir ou parafrasear oralmente o que leram. Incentive-os a tomar notas sobre as informações pertinentes. Diga-lhes para destacar palavras-chave ou conceitos na seção.

  5. 5

    Diga aos alunos para analisarem o que leram. Depois de ler um texto expositivo, os alunos devem rever todas as notas que tomaram. Eles devem reler o título e subtítulos e tentar lembrar do que tratava o capítulo ou seção. Se os alunos se mostrarem confusos ou inseguros, incentive-os a reler a seção ou o capítulo inteiro, aplicando as etapas anteriores do método EQLRR ao fazê-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível