Como ensinar auxiliares modais

Escrito por mel candea | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar auxiliares modais
Como ensinar auxiliares modais

Modais podem parecer relativamente simples para falantes nativos de inglês, até que você tem que ensiná-los. Eles são usados tão frequentemente que nós não consideramos quão complicadas as regras podem parecer aos alunos. Alguns exemplos de modais são "can", "will" e "should" - são nove no total. Uma forma típica de um auxiliar modal é Modal + Present Simple: "He can swim well". Há muitas maneiras de ensinar auxiliares modais de forma clara e abrangente, com foco em comunicação e usando os verbos modais em contexto (Waylink English, 2009).

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Plano de aula
  • Materiais (planilhas, flashcards, etc)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Revise as formas de auxiliares modais e seu uso para si mesmo (consulte Recursos adicionais abaixo). Preste atenção especial a quaisquer exceções ou regras para o modal em particular que você está ensinando, por exemplo, "must" não tem passado ou futuro e o negativo de "ought to" é "ought not to".

  2. 2

    Concentre-se na função do modal. "Should" e "ought to" são conselhos ou advertências, enquanto "will" é uma intenção futura. Encontre uma lição que reflita por que o auxiliar modal é utilizado, de modo que os alunos possam integrá-lo funcionalmente (ver Recursos abaixo). Para praticar o conselho, você poderia usar cartões de problemas em pequenos grupos para pedir conselhos usando "for/give", com o "melhor" conselho ganhando o cartão. O aluno com a maioria dos cartões no final ganha.

  3. 3

    Prepare todos os materiais adicionais - planilhas de gramática que você precisa imprimir, encenações que você precisa escrever ou lições com várias mídias que você precisa testar. Dê a si mesmo tempo suficiente para cada parte ou atividade. Se você incluir uma atividade de escrita (por exemplo, escrever as previsões para o próximo ano, utilizando o "will/won't"), leva muito mais tempo do que questionários de múltipla escolha.

  4. 4

    Introduza o tema. Um exemplo poderia ser "Regras e Regulamentos" para apresentar "can/can't" ou "Arrependimentos" para apresentar formas passadas de modais. Destaque as formas - positivo, negativo e perguntas - e também concentre-se em possíveis problemas, como pronúncia (a pronúncia do "can't" é geralmente problemática, assim como é "won't" em relação a "want"). Exercícios podem ser usados ​​aqui, por exemplo, uma frase com rimas, com alunos repetindo depois de você. Pratique as formas mais suaves - "can YOU...?/i CAN'T DO.../i can DO" - e faça com que os alunos trabalhem em pares para escrever perguntas usando "can" uns para os outros. Faça com que os alunos usem suas perguntas em uma atividade em que se relacionem com todo o grupo e informe para a classe no final: "John can sing, but Jenny can't".

  5. 5

    Dê aos alunos a prática de gramática na área, como um exercício para completar os espaços (fill-in-the-blank) ou um exercício de correspondência, que tem como alvo o auxiliar modal em que você quer que eles se concentrem (ver Recursos abaixo).

  6. 6

    Faça uma atividade de forma livre. Alguns exemplos são questionários, temas para que se relacionem ou tópicos de conversação (como "Que conselho você daria na situação X?" para praticar "should/ought to"). A prática de conversação para modais de probabilidade (could, may, might) podem ser sobre peças de arte abstratas ou fotos. Em pares, os alunos têm de discutir o que eles acham que o objeto poderia/pode (ou não pode) ser. A atividade pode envolver encenações entre cartomantes e seus clientes para a prática de "will/won't".

  7. 7

    Termine a aula com uma rápida revisão dos modais ou dê um trabalho de casa aos alunos. Os alunos podem escrever suas próprias perguntas para perguntar aos outros durante a aula seguinte ou pesquisar um país interessante na Internet ("Leis estranhas" para revisar/rever "can/can't").

Dicas & Advertências

  • Seja criativo com a adaptação de atividades para os modais, para manter o interesse na aula. Pegue um exercício de gramática maçante em que os alunos deveriam completar espaços e coloque os alunos em equipes para uma competição. Crie um jogo de equipe apostando em frases corretas ou incorretas que usam a forma ou coloque um pequeno texto na parede e faça com que os alunos corram em pares para um ditado em uma corrida (um estudante corre, lê e fala; o outro aluno escuta e escreve o que o parceiro lhe diz).
  • Preste atenção especial às formas modais, já que muitos estudantes tem dificuldades com elas. Uma área complicada é a forma passada de modais: Modal + Presente Perfect.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível