Como ensinar cores para crianças deficientes

Escrito por elizabeth sullivan | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar cores para crianças deficientes
Crianças terão mais interesse em aprender os nomes das cores se forem ensinadas durante uma de suas atividades preferidas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Dar nome às cores é uma das primeiras habilidades de crianças em idade pré-escolar e que muitos educadores acham fácil. A maioria das crianças típicas aprendem os nomes das cores em casa. Mas crianças com problemas de desenvolvimento podem precisar que os nomes das cores sejam ensinadas diretamente. Assim como com muitas outras habilidades, o nome das cores deve ser ensinado devagar para minimizar confusões e frustrações. E, acima de tudo, um programa para o ensino do nome de cores deve ser divertido e recompensador para a criança, para mantê-la envolvida.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Giz de cera
  • Papel para escrever
  • Livro de figuras com figuras em cores fortes
  • Conjunto de brinquedos em várias cores
  • Doces de várias cores

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Selecione um conjunto de materiais coloridos, como blocos ou pequenos animais de brinquedo. Escolha materiais que sejam simples, sem muita informação irrelevante (como diferentes texturas ou formas) porque eles podem distrair a criança da cor. Um loja de artigos baratos, ou uma de artigos educativos, que vende brinquedos manipulativos ou para contagem podem ter conjuntos desse itens.

  2. 2

    Sente perto de uma criança e chame a atenção dela. Comente sobre a cor do objeto que você tem em mãos, dizendo algo como "Olhe esse bloco azul. Você quer um azul?". Encoraje a criança a fazer a escolha apontando para o objeto e dizendo "azul". Deixe a criança brincar com o objeto por um tempo. Repita com objetos em duas ou três cores diferentes, mas não tente introduzir todas as cores em uma só sessão de brincadeiras.

  3. 3

    Ofereça à criança uma escolha quando ela consistentemente repetir os nomes de cores ou apontar para itens mostrados a ela. Diga "Você quer a xícara azul ou vermelha?". Se a criança cometer um erro, apontando para o azul e dizendo "vermelho", diga "Estou confuso, você quer a xícara vermelha ou a azul?". Segure ou aponte para a xícara que você está mencionando. Dê a criança uma chance de corrigir a escolha dela.

  4. 4

    Leia livros de figuras com a criança que incluam desenhos simples. Mesmo se o livro não for sobre cores, você pode perguntar para a criança "Que cor é essa?" sobre qualquer desenho na página. Lembre-se de elogiá-la verbalmente para respostas corretas e dar um exemplo correto de resposta caso ela cometa um erro. Você pode dizer "Aquele pato é amarelo", para dar a resposta certa sem chamar muita atenção para o erro.

  5. 5

    Incorpore a nomeação de cores em muitas atividades durante o dia na escola, incluindo desenhos e atividade de colorir, jogos e tomada de decisões em qualquer situação. Encoraje os pais a oferecer escolhas para as crianças quando estiverem escolhendo roupas. Você também pode criar jogos de combinação de cores que requerem que as crianças combinem brinquedos com recipientes de mesma cor.

  6. 6

    Amplie as frases das crianças quando elas comentarem sobre um objeto. Se elas disserem "Um caminhão", você pode dizer "Eu vejo um caminhão azul!". Isso irá encorajá-las a usar as cores para descrever objetos de maneira significativa. Você também pode perguntar "Qual caminhão?" para encorajar o uso da cor para descrevê-lo.

Dicas & Advertências

  • Se você não conseguir encontrar um brinquedo colorido para chamar a atenção da criança, você pode oferecer a ela balas de goma se ela for capaz de dar nome à cores.
  • Crianças com alguns tipos de deficiência, em particular aquelas com autismo, podem prestar atenção a partes do brinquedo que não são relevantes para essa lição. Escolha materiais de ensino que sejam de uma única cor e que sejam diferentes uns dos outros apenas na cor. Evite conjuntos como um carro vermelho e um caminhão azul se você quiser que as crianças prestem atenção somente na cor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível