Como ensinar uma criança a andar de bicicleta

Escrito por juliet myfanwy johnson | Traduzido por amanda goulart weber
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar uma criança a andar de bicicleta
Saiba como preparar seu futuro ciclista (E. Dygas/Photodisc/Getty Images)

Seu filho já tem 4 ou 5 anos (ou mais) e você decidiu que é hora de ele aprender a andar de bicicleta. Quando você colocar a bicicleta para fora e seu filho sobre ela, vai perceber que não tem ideia de como aprendeu a andar. É algo que geralmente aprendemos tão cedo e que é tão básico, que é difícil dividir em etapas e se lembrar de como ensinar alguém a começar. A chave é ensinar em etapas pequenas. Esteja preparado para passar alguns dias agachado e correndo com seu futuro ciclista enquanto explica como montar, se equilibrar, andar e parar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Capacete

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece com a criança em uma área aberta, cimentada, plana e lisa. Você também pode usar a grama, mas ficará mais difícil para uma criança menor pedalar. Faça com que seu filho coloque um capacete e monte na bicicleta.

  2. 2

    Certifique-se de que quando seu filho estiver sentado na bicicleta seus pés alcancem o chão. Se ele não alcançar e o assento estiver na posição mais baixa, ela não pode aprender a montar nesta bicicleta ainda. Os pés devem tocar o chão, para que ela possa evitar cair. Faça com que ela coloque as mãos no guidão.

  3. 3

    Explique que para começar a andar, você precisa colocar o pedal direito (se ela for destra) na posição superior. Faça com que ela ande com a bicicleta entre as pernas enquanto você empurra o pedal direito para cima. Diga que você vai segurar a bicicleta para ajudá-la a se equilibrar e que você não vai soltar. Faça com que ela sente no assento enquanto você segura a bicicleta, coloque o pé direito no pedal direito e diga-lhe para empurrar o pedal para a frente. Corra junto com ela enquanto ela coloca o outro pé sobre o pedal e pratica como pedalar enquanto você a ajuda a se equilibrar.

  4. 4

    Lentamente solte durante alguns segundos por vez enquanto ela anda, ainda correndo ao lado. As crianças mais velhas serão capazes de se equilibrar e aprenderão a colocar os pés no chão enquanto diminuem para não cair. Crianças mais novas levarão mais tempo e se segurarão a bicicleta no início enquanto lentamente aprendem a colocar os pés no chão. Lembre seu filho menor, enquanto ele estiver andando, que ele tem que colocar os pés no chão enquanto a bicicleta diminui para não bater ou cair. Pratique muitas vezes. Isto é suficiente por um dia.

  5. 5

    Prepare-se para a parte da transição, que é a mais difícil. Seu filho agora sabe quão excitante é andar com você o segurando, mas ele não sabe andar sozinho. Ele vai correr para a bicicleta, sentar no banco e passear levantando o pedal direito, mas vai ficar com medo de ir mais adiante, porque não consegue segurar a bicicleta e equilibrar-se. Incentive seu filho a se acostumar a segurar a bicicleta entre suas pernas usando os braços e deixe-o se adaptar a levantar o pedal direito por conta própria. Incentive-o a sentar-se no banco da bicicleta e colocar o pé direito sobre o pedal direito, empurrando rapidamente, seguindo em linha reta e começando a andar de bicicleta por conta própria. Isto exigirá determinação da parte da criança, porque não é um processo fácil e deve ser repetido várias vezes. Uma vez que ele conseguir colocar o pé direito no pedal e andar alguns centímetros, ele está no caminho do equilíbrio. Ele não vai muito longe, mas esta é a parte mais difícil. Quando ele passar por essa parte, estará pedalando num instante, então dê-lhe muito tempo para praticar colocar o pé e mover-se alguns centímetros, empurrando o pedal direito para baixo. Esta é a hora de começar a ensiná-lo a manter o guidão reto, para que ele ande em linha reta e veja aonde está indo. Quando ele começar a andar um pouco, ensine-o a colocar os pés no chão até parar quando ele sentir a bicicleta ficar vacilante sob ele. Isto lhe dará segurança, sabendo que não vai cair porque os pés dele irão impedir que isso aconteça.

  6. 6

    Ensine-o que para parar, ele deve pedalar para trás (ou apertar o freio com a mão, dependendo da bicicleta). Vai demorar um pouco para que ele se acostume, pois ele vai esquecer quando estiver indo muito rápido e for bater, então sempre fique ao lado quando ele der seus primeiros passeios. Grite "Empurre os pedais para trás para parar! Coloque os pés no chão para não cair!" para lembrá-lo quando ele estiver diminuindo de velocidade.

  7. 7

    Fique nas proximidades, uma vez que ele souber o básico, quando ele começar a passear, porque ele vai esquecer detalhes e certamente haverá algumas quedas e algumas lágrimas (às vezes apenas de frustração). Mas aguente firme, porque se ele chegou até aqui significa que está pegando o jeito e você o ensinou a andar de bicicleta com sucesso. O resto é prática. Uma vez que ele começa a andar, não haverá ninguém que o segure, então é só assistir e se divertir.

Dicas & Advertências

  • Faça várias pausas. Dê beijos e abraços como forma de incentivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível