×
Loading ...

Técnicas para roubar a bola no futebol

Atualizado em 19 julho, 2017

A mudança de posse de bola é frequente no futebol visto que ambos os times visam progredir no campo adversário em direção ao gol. Muitos dos maiores times de futebol da história são caracterizados por seu alto nível de posse de bola, assim como o Barcelona do fim dos ano 90 e de 2010 e 2011. Tomar a bola de volta, portanto, é um aspecto defensivo fundamental do jogo. Um time que mostra uma persistência frequente em recuperar a posse de bola provavelmente a terá de fato por maiores períodos de tempo.

A classe de ótimos tocadores de bola do Barcelona é também conhecida por sua determinação em retomar a posse de bola (Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images Sport/Getty Images)

Confronto básico

A maneira mais simples e comum de um time roubar a bola do adversário é pelo confronto básico. Eles são feitos de várias formas, como confrontos frontais e laterais. Para uma atividade de treinamento de confrontos diretos, prepare um corredor de cones com aproximadamente 20 m de comprimento e 5 m de largura. Coloque um atacante no final do corredor com a bola e coloque o zagueiro na metade do percurso. Diga ao atacante que ele deve tentar driblar o zagueiro e chegar ao outro lado sem sair de dentro do corredor. O zagueiro deve tentar roubar a bola e levá-la até o ponto inicial também sem sair do corredor.

Loading...

Aplicando pressão

Pressionar o jogador que está com a bola usando dois ou mais companheiros é também uma forma ofensiva de roubar a bola. Monte um treino dentro da grande área usando uma bola, quatro jogadores de ataque e quatro de defesa, ambos os grupos tentando ficar com a bola. Dê a bola aos atacantes no final da linha horizontal da grande área e instrua-os a tocar a bola e tentar chegar com ela do outro lado sem perdê-la ou sair da área. Os defensores devem ser espertos e pressionar tanto o jogador com a posse de bola como os outros a quem a bola pode ser tocada. Isso cria a pressão, a qual leva a erros. Se o time dos atacantes perder a bola, mude o objetivo do time, agora eles devem ganhar a posse.

Caça à bola

Quando uma partida de futebol perde sua forma e estrutura, isso geralmente leva a uma caça à bola e não sua posse. Nessas situações, a habilidade de aceleração do jogador, pique e controle de bola durante a corrida é testada. Monte um treino no qual você divida seus jogadores em dois grupos iguais e faça com que fiquem em fila em cada lado do círculo central, virados para o gol. Você vai ficar no centro do campo e jogar bolas em direção ao gol o mais centralmente possível, fazendo com que os dois jogadores de cada fila corram para ganhar a bola. O jogador que pegar a bola primeiro deve então correr para o gol e chutar enquanto o outro que não pegou a bola deve tentar confrontar e atrapalhar o chutador, tentando ganhar novamente a bola.

Treinamento em estrela

Muitos times também ganham a posse de bola sem o confronto entre dois jogadores. Isso é conseguido interceptando a bola no meio do passe, cruzamento ou chute. Coloque cinco jogadores em um pequeno círculo (de aproximadamente 10 m) ou com formato de estrela e faça com que eles toquem a bola entre si, de preferência usando apenas um toque na bola. Posicione um jogador no centro do círculo, ele deve tentar bloquear o espaço que outros jogadores têm para tocar a bola e recuperá-la. Quando o "bobinho" no centro recuperar a bola, ele troca de posição com o jogador que tocou a bola e foi interceptado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...