×
Loading ...

Como ensinar crianças pré-escolares sobre Davi e Jônatas

Atualizado em 20 julho, 2017

O relato do Antigo Testamento de Davi é fascinante para as crianças pré-escolares. A história de como ele matou o gigante Golias é, muitas vezes, uma das primeiras histórias da Bíblia que uma criança ouve. Expanda o conhecimento das crianças acerca desse forte herói bíblico ensinando-as sobre o seu melhor amigo, Jônatas. A história prenderá a atenção delas e ensinará uma lição valiosa sobre amizade.

Instruções

Ensine a história de Davi e Jônatas às crianças da pré-escola (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque as crianças sentadas em um círculo para a aula. Partilhe com elas um pouco da vida de Davi enquanto menino. Diga que ele amava a Deus e tornou-se rei quando ficou mais velho. A história de Davi e Golias é popular entre as crianças, principalmente as pré-escolares. Se os pequenos estiverem familiarizados com ela, peça para eles recontarem os eventos da história.

    Loading...
  2. Diga às crianças sobre Jônatas. Ele era filho do rei Saul. Sempre que Davi tocava harpa para o rei Saul, Jônatas ouvia. Eles então tornaram-se melhores amigos. Diga: "O rei Saul tinha muita inveja de Davi por ter feito muitas coisas boas. Ele queria matá-lo. Jônatas contou ao seu amigo acerca do plano do rei e ele foi se esconder no campo. No dia seguinte, o rei teve um banquete. Davi sabia que o rei Saul estaria irritado por ele não estar lá e iria procurá-lo. Jônatas disse a Davi que ele iria conversar com o rei. Se ele estivesse com raiva, ele atiraria uma flecha em direção ao campo como um sinal secreto".

  3. Pare de ler a história e pergunte às crianças se elas acham que o rei Saul estaria com raiva. Passe um canudo para cada criança. Isso será a sua "flecha" para a próxima parte da história.

  4. Recomece a história. "No banquete, Jônatas conversou com o rei e disse que Davi não estaria lá. O rei ficou furioso, exatamente com Davi achou que ele ficaria. Jônatas foi para o campo e atirou a sua flecha para que Davi soubesse que ele precisava fugir". Nesse momento, peça para as crianças lançarem as suas flechas de canudinho no meio do círculo. Depois, explique que Jônatas e Davi ficaram tristes por nunca mais se verem novamente, mas que eles prometeram cuidar da família um do outro e serem amigos para sempre.

  5. Termine a lição dando um saquinho de feijões a uma criança. Ela dirá o seu nome, por exemplo: "Isabela é amiga". Em seguida, ela jogará o saquinho para outra criança no círculo que repetirá a frase com o seu próprio nome. Por exemplo, se uma Suzana pegar o objeto, ela dirá: "Suzana é amiga", e depois jogará o saquinho para o João, que dirá: "João é amigo".

Loading...

O que você precisa

  • Canudos
  • Saquinho de feijões

Referências

Loading ...
Loading ...