Como ensinar crianças pré-escolares sobre segurança alimentar

Escrito por annabelle brown | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar crianças pré-escolares sobre segurança alimentar
Ensine os alunos a lavarem as mãos antes de comer (Comstock/Comstock/Getty Images)

A segurança alimentar é um tópico importante e deve ser introduzido logo de início no currículo escolar de uma criança. Faça uma aula sobre segurança alimentar para ensinar aos seus alunos como evitar doenças alimentares. Deixe que os alunos participem de rituais alimentares diários, como a preparação de lanches e a limpeza após a refeição.

Outras pessoas estão lendo

Lave as mãos

Ensine aos alunos sobre a importância de lavar as mãos. Conte a eles sobre os germes que vivem nas mãos e que não podem ser vistos. Leve os alunos à pia e demonstre como lavar as mãos, incluindo entre os dedos e debaixo das unhas. Peça a eles para formarem uma fila e deixe que lavem as mãos um de cada vez. Incentive os alunos a lavarem as mãos antes de comer e após utilizarem o banheiro.

Armazenamento de alimentos

Ensine aos alunos como armazenar alimentos com segurança. Dê uma olhada no interior da geladeira da sala ou visite a geladeira do refeitório. Deixe os alunos tocarem nos itens dentro da geladeira e fale sobre como estão todos gelados. Liste alguns itens que devem ficar dentro da geladeira, como leite, queijo e carne. Em seguida, dê uma olhada dentro do congelador. Fale sobre como os itens do congelador estão mais gelados do que os da geladeira. Por fim, dê uma olhada nos alimentos armazenados nos armários, como bolachas ou cereal. Diga aos alunos que a geladeira e o congelador mantêm os alimentos gelados para que eles não estraguem. Na área de lazer, forneça diferentes tipos de alimentos de brinquedo e pergunte aos alunos onde esses alimentos devem ser armazenados na cozinha.

Frutas e legumes frescos

Mostre aos alunos como lavar as frutas e os legumes antes de comê-los. Para começar, fale a eles de onde as frutas e os legumes vêm. Mostre aos alunos fotos de batatas, cenouras e outros tubérculos crescendo na terra. Fale sobre a sujeira e os germes nas frutas e nos legumes. Traga batatas, maçãs, uvas e outras frutas e legumes, assim como escovas para legumes. Convide os alunos a lavar e esfregar as maçãs, batatas e cenouras. Mostre a eles como inserir as uvas em uma peneira e enxaguá-las bem. Dê aos alunos a oportunidade para tentarem.

Lavando a louça

Ensine aos alunos como remover os germes das louças com uma atividade sensorial. Antes de começar, conte a eles sobre os germes nas louças sujas e a importância de lavar a louça para remover todos os germes, para que elas possam ser utilizadas novamente. Preencha uma bacia grande com água morna e louças de brinquedo. Preencha outra bacia com água fria. Ajude os alunos a despejarem um pouco de detergente na água morna. Dê a cada aluno uma esponja ou pano de prato e mostre-os como lavar a louça, e depois coloque-as na segunda bacia para enxaguá-las. Divida os alunos pré-escolares em três pequenos grupos. Peça ao grupo um para lavar a louça, ao grupo dois para enxaguá-las e ao três para secar e empilhá-las.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível