Como ensinar crianças sobre propaganda enganosa

Escrito por kevin corbett | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar crianças sobre propaganda enganosa
Pais precisam ensinar aos filhos como consumir de forma inteligente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Em uma era onde crianças estão mais conectadas a diferentes tipos de mídia do que antes, elas também são, mais do que nunca, bombardeadas com propagandas. Apesar de não terem a liberdade para comprar o que querem, a maioria das crianças são capazes de influenciar seus pais ou outros adultos a comprar por elas. Portanto, é crucial que elas saibam distinguir propagandas idôneas feitas por vendedores honestos de propagandas enganosas, que tem a intenção de se aproveitar da falta de experiência e das habilidades cognitivas ainda em desenvolvimento que crianças têm.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Apresente às crianças exemplos de propagandas idôneas e enganosas. Para facilitar a visualização e a comparação, use anúncios em formato de quadros, que podem ser encontrados em sites e jornais. Nesta etapa escolha exemplos claros de propagandas enganosas, como aquelas que oferecem sistemas de jogos gratuitos que na verdade estão ligados a compra de outros itens caros. Deixe que a criança examine os exemplos sozinha por alguns minutos.

  2. 2

    Pergunte-a qual dos anúncios chamou mais sua atenção. Uma criança mais nova provavelmente escolherá a propaganda enganosa, o que lhe dará oportunidade para explicar em detalhes os problemas dessa escolha. Pergunte-a se ela daria seu videogame favorito ou algo parecido sem receber nada em troca. Isso ajudará a por a situação na perspectiva dela. Pode ser que uma criança mais velha desconfie desse tipo de propaganda, mas faça com que ela reflita sobre os porquês disso. Esse questionamento fará com que os sinais de uma propaganda enganosa fiquem mais claros, tornando-as mais fáceis de serem identificadas.

  3. 3

    Mostre à criança diversos anúncios ou materiais promocionais de diferentes brinquedos. Neste passo inclua comerciais e outras formas de propaganda além das em forma de quadro. Use exemplos que pareçam mais caros e elaborados, como comerciais com animações computadorizadas ou brinquedos que atuam. Novamente pergunte qual foi o mais eficiente, ou seja, o que despertou maior desejo de compra.

  4. 4

    Leve a criança à uma loja de brinquedos grande. Peça que procure pelos diferentes brinquedos apresentados nas propagandas do passo anterior. Examinem-os juntos. Algumas lojas têm brinquedos que podem ser testados.

  5. 5

    Pergunte-a se os brinquedos parecem tão divertidos de perto quanto pareciam nas propagandas. Pode ser que alguns ainda mantenham seu apelo, mas outros serão menores e menos interessantes que o esperado. Explique que publicitários tentam fazer com que seus produtos pareçam os mais interessantes possíveis para que as pessoas os comprem, ainda que na realidade sejam muito diferentes do que aparentam ser nos comerciais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível