×
Loading ...

Como ensinar um filhote de shih-tzu a fazer suas necessidades do lado de fora da casa

O treinamento de um filhote de shih-tzu pode ser um desafio. A chave é ensinar ao seu cachorro que ele deve fazer as necessidades apenas do lado de fora da casa. Dada a natureza orgulhosa e teimosa desta raça, convencer o seu cachorro a obedecer pode ser uma tarefa complicada, que exige paciência e compreensão. Embora existam várias vertentes sobre o processo de adestramento de um filhote de shih-tzu, o reforço positivo e um rigoroso programa de treinamento são as ferramentas mais eficazes para educar seu animal de estimação.

Instruções

Os filhotes de shih-tzu são doces e independentes (Getty Images)
  1. Faça um cronograma e cumpra-o. Esse é o passo mais importante no treinamento de um shih-tzu, seja ele filhote ou adulto. Os filhotes de shih-tzu precisam de rotina e repetição para aprender a fazer suas necessidades no lugar correto.

    Loading...
  2. Compre uma gaiola ou caixa para cachorro e treine seu animal a usá-la. O treinamento para uso da caixa é simples e eficaz, tanto para que o cão aprenda a fazer as necessidades no lugar certo, como para a sua segurança. Mesmo que o seu shih-tzu possa inicialmente resistir a usar a caixa, essa é a chave para manter o seu cachorro preso quando ele não puder ser observado. Eventualmente, o cachorro virá a considerar a caixa com carinho e ficará mais calmo para o treinamento relacionado às necessidades.

  3. Observe o filhote 100% do tempo, quando ele estiver dentro de casa e até mesmo dentro da gaiola. A vigilância constante manterá o shih-tzu no caminho certo. Nunca deixe um filhote sozinho ou com acesso a toda a casa.

  4. Nunca penalize o filhote se ele fizer as necessidades dentro de casa. Se ele estiver se aliviando no lugar errado, pegue-o e leve-o para fora. Os shih-tzus são muito determinados e não reagem bem ao reforço negativo.

  5. Preste muita atenção a quaisquer "acidentes", e limpe-os usando um esfregão, neutralizando o odor com vinagre. Isso fará com que o filhote não use mais este local para urinar e manterá a casa sem odores desagradáveis.

  6. Dê reforços positivos ao seu filhote de shih-tzu quando ele fizer suas necessidades do lado de fora. Elogie-o bastante e dê a ele um petisco. Alguns especialistas recomendam que você brinque com o cão depois que ele se aliviar, enquanto outros dizem que o melhor é ignorar completamente o cachorro. Avalie o temperamento do seu filhote e decida pelo método que funcione melhor.

  7. Use tapetes higiênicos ou jornal para treinar o seu cão dentro de casa. Use o mesmo cronograma e método de treinamento, com a gaiola e oferecendo reforço positivo. Quando estiver treinando o cão para fazer suas necessidades no lugar correto, leve o tapete higiênico para fora e encoraje o cão a usá-lo.

Loading...

Dicas

  • Tenha paciência e não desista. O treinamento de um filhote de shih-tzu é difícil e exige tempo e dedicação.
  • Não permita que seu filhote de shih-tzu ande sozinho pela casa até que ele tenha parado de urinar nos lugares incorretos por um período de quatro a seis semanas.

O que você precisa

  • Tapetes higiênicos para treinamento
  • Jornal
  • Esfregão

Referências

Loading ...
Loading ...