Mais
×

Como ensinar seu gato a ser um bom caçador de ratos

Um gato tem instintos naturais de caça que podem lhe ajudar a manter uma casa livre de ratos. Você pode treinar seu gatinho para que ele desenvolva as habilidades que ele precisa para caçar ratos, e ajudá-lo a desenvolver a velocidade que ele precisa para suas caçadas. Gatos sem treinamento têm uma tendência a perder suas habilidades naturais de caçador, ou a ficar preguiçosos e incapazes de se mover rápido o suficiente para caçar ratos. Com o treino correto, seu gato pode ajudar a controlar a população de ratos. Essa habilidade de caçador de ratos é uma qualidade instintiva dos gatos e não pode ser sempre ensinada, mas há coisas que você pode fazer para ajudar a desenvolver essas habilidades em gatos que tenham esses instintos.

Instruções

Deixe seu gato cuidar do seu problema com ratos para você (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Adote um gato como animal de estimação, não como caçador de ratos. Considere as habilidades de caçador do felino uma vantagem, se ele escolher caçar. Lembre-se que alguns gatos são caçadores naturais, enquanto outros precisam aprender a ser. Trate seu gato com amor e recompense suas caçadas bem sucedidas com afeição, acariciando-o e brincando com ele.

  2. Comece o treinamento enquanto o gato ainda for um filhote, pois gatos mais velhos que nunca aprenderam a caçar podem não estar dispostos a começar agora. Brinque com seu gato utilizando brinquedos ativos, movimentados, como um rato de brinquedo com cordinhas ou fios de lã. Brinque com ele ativamente, usando esses brinquedos. Faça com que seu bichano se movimente e recompense-o pela sua disposição em brincar. Por exemplo, você pode brincar com seu gato no chão usando um rato de brinquedo para fazer com que ele se movimente bastante, recompensando-o com afeto quando ele pegar o rato. Utilize esse tipo de brincadeira para ensinar seu gato a se mover rápido e atacar ratos no seu piso.

  3. Recompense seu gato quando ele trouxer um rato morto. Evite puni-lo ou desencorajá-lo quando ele matar ratos. Ao invés disso, dê ao seu gato o tipo de afeto que ele gosta quando ele trouxer um rato morto. Como exemplo, você pode pegar seu gato no colo e deixá-lo passar 10 ou 15 minutos lá, enquanto você o acaricia, depois que ele trouxer um rato morto para você.

  4. Faça com que seu gato produza crias e fique com alguns desses filhotes. As mamães sempre treinam seus gatinhos para que eles possam fazer muitos dos mesmos truques que elas, como caçar ratos. Use esse tipo de treino para que seus futuros gatos tenham a mesma compreensão. Treine os gatinhos da mesma maneira que treinou os pais deles, certificando-se de que os jovens gatos terão a mesma velocidade e habilidade que seus pais tinham.

Aviso

  • Não é possível ensinar todos gatos a serem caçadores de ratos. O instinto de caça deve estar presente no animal.
  • Esses passos foram desenvolvidos para encorajar o instinto de caça e para ensinar seu gato a reagir rapidamente.

O que você precisa

  • Rato de brinquedo
  • Fio de lã
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article