Como ensinar sinônimos e antônimos para crianças da primeira série

Escrito por jackie castle | Traduzido por vivian rocha
Como ensinar sinônimos e antônimos para crianças da primeira série

Utilize atividades manuais para ajudar os estudantes a aprender sinônimos e antônimos

Comstock/Comstock/Getty Images

Ensinar alunos da primeira série sobre sinônimos e antônimos é importante na preparação para a segunda série. Isso também aumenta o vocabulário e a compreensão. Sinônimos são conjuntos de palavras que têm significados semelhantes. Antônimos são conjuntos de palavras com significados opostos. Alunos da primeira série adoram atividades manuais e cinestésicas, e existem várias desse tipo que ajudam a promover a aprendizagem.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Notas adesivas
  • Cartão
  • Marcador para quadro branco
  • Imãs para lousa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Diga aos alunos que eles irão aprender sobre sinônimos e antônimos. Discuta o que cada palavra significa e dê vários exemplos. Escreva os exemplos no quadro. Convide voluntários para adicionar seus próprios exemplos à lista.

  2. 2

    Crie uma lista das palavras que os alunos aprenderam durante o ano. Escreva cada palavra em uma nota adesiva. Faça uma planilha contendo um sinônimo e antônimo de cada palavra. Forme um círculo com os alunos. Dê a cada aluno uma cópia da planilha. Em seguida, distribua as notas adesivas e peça que os alunos as colem em suas camisas. Escolha uma palavra do vocabulário. O aluno que estiver com a nota adesiva da palavra deve ir para o meio do círculo. Os outros devem encontrar o sinônimo na lista. O aluno que souber irá para o meio. Se ele estiver errado, deve retornar para o círculo. Quando a palavra correspondente for encontrada, escreva a combinação de palavras no tabuleiro. Em seguida, repita o procedimento para o antônimo. Continue jogando com as outras palavras do vocabulário.

  3. 3

    Crie um mural interativo de palavras. Escreva várias palavras base nos cartões, como quente, correr e gentil. Em seguida, escreva o antônimo e sinônimo de cada palavra em cartões distintos. Anexe um imã na parte de trás dos cartões, de modo que eles possam grudar em um quadro branco. Divida o quadro branco em três colunas usando um marcador. Coloque as palavras base na primeira coluna. Rotule as colunas restantes como "sinônimo" e "antônimo". Divida a turma em grupos pequenos que devem trabalhar juntos para encontrar o sinônimo e o antônimo de cada palavra e anexá-lo na coluna apropriada. Supervisione o trabalho deles.

  4. 4

    Desenhe um grande jogo da velha no quadro. Determine parceiros e faça-os desenhar outro em um pedaço de papel. Escreva uma palavra na lousa que tenha vários significados diferentes ou sinônimos, como feliz, bem ou mal. Explique que o aluno "X" é o que dirá sinônimos. Ele escreverá um sinônimo da palavra dada em um dos espaços vazios. O outro aluno, o "O", dirá os antônimos. Ele irá escrever um antônimo para a palavra em outro espaço. Peça que os alunos continuem jogando até que um deles consiga juntar três símbolos iguais em uma linha. Faça-os então trocar de papel, escreva uma nova palavra no tabuleiro, e jogue novamente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media