Mais
×

Como ensinar sobre a pirâmide alimentar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pirâmide alimentar ilustra como deveria ser uma dieta balanceada. Ensine os seus alunos a escolher alimentos saudáveis e explique o porquê. Apresente a pirâmide alimentar e mostre como ela pode ajudá-los. Planeje atividades que mostrarão que eles podem fazer escolhas inteligentes por eles mesmos.

Instruções

Ensine a importância de se ter uma dieta bem balanceada (fruit and veggie bowl image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  1. Divida os diferentes grupos da pirâmide alimentar usando o poster. Os grupos são: cereais, frutas, leite e seus derivados, carnes em geral e leguminosas e óleos.

  2. Explique porque é importante ter uma alimentação saudável, por exemplo, a prevenção de doenças, a prática de esportes e a atenção na escola.

  3. Entregue aos seus alunos o material usado para a confecção da pirâmide alimentar. Eles precisarão de duas cartolinas e seis folhas de papel pautado, sendo uma para cada grupo alimentar.

  4. Peça para que eles procurem nas revistas fotos de comida para os grupos alimentares. Depois que acharem, diga para eles colarem as figuras nas folhas de papel e colocarem o nome de cada grupo embaixo delas.

  5. Peça aos alunos para posicionar as folhas com as colagens uma em cima da outra. Em seguida, eles têm que colocar uma cartolina na parte frontal e outra na parte posterior para formar um livro.

  6. Fure a lateral esquerda das folhas de papel.

  7. Corte 7,5 cm de lã para cada buraco. Passe a lã pelos buracos e dê um nó para que o livro da pirâmide alimentar fique preso.

O que você precisa

  • Poster da pirâmide alimentar
  • Papel pautado
  • Cartolina
  • Revistas
  • Tesoura
  • Cola em bastão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article