Como ensinar sobre responsabilidade em sala de aula

Escrito por petra turnbull | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Mencionar o termo "responsabilidade" para crianças pode lhes causar um sentimento de desconforto. Por ser uma palavra normalmente usado em conjunto com tarefas e obrigações, ela pode soar como algo que as afasta de suas brincadeiras. Contudo, as crianças também se alegram em receber tarefas. Isso as faz ter a chance de provar suas competências e habilidades, assim como o sucesso de sua performance pode deixa-las no mesmo nível dos adultos. Ensinar responsabilidades é tradicionalmente deixado para os pais. Porém especialistas em educação infantil sugerem que creches e escolas desenvolvam sistemas de gerenciamento de comportamentos. Esses devem incluir treinamentos de responsabilidade até mesmo as crianças mais pequenas. Os professores devem encontrar fontes para ensinar, em sala de aula, um comportamento responsável apropriado à idade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Canetas
  • Papel
  • Tesouras
  • DVD player
  • Tela

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine regras de sala de aula e as apresente aos seus alunos enquanto explica que obedecer às regras é um comportamento responsável. O regulamento deve incluir pontualidade, não falar a não ser quando permitido, respeitar as outras pessoas, fazer a tarefa de casa e uso cuidadoso de objetos de propriedade da escola e de terceiros. Exiba as regras em um local visível da classe e as apresente aos pais através de cartas.

  2. 2

    Pense em alguns empregos de sala de aula que precisam ter suas vagas preenchidas. Permita que os alunos se candidatem aos cargos. Descreva cada trabalho, detalhando as responsabilidades individuais. Os títulos das vagas podem ser: Limpador de quadro, coletor de papéis, bibliotecário, porteiro, supervisor de registro, administrador de tarefa de casa para crianças que tem estado afastadas, cuidador de animal para o bichinho de estimação da sala ou contador de lanche. Posicione os empregos mais e menos populares em um mapa semanal onde os alunos tenham a chance, e infortúnio, de executá-los.

  3. 3

    Coloque um cesto com tiras de papel na sala de aula. Convide os estudantes a escrever seus nomes e ações em uma tira toda vez que eles sentirem que foram particularmente responsáveis ou úteis. Verifique a bandeja de mensagens uma vez por semana e faça uma corrente de papel com as tiras. Pendure-as na parede e encoraje as crianças a aumentar seus esforços, com o objetivo de fazer crescer a corrente ao redor de toda a sala.

  4. 4

    Peça às crianças para levarem um livro cujo os personagens praticam atos responsáveis ou irresponsáveis. Deixe que cada uma apresente sua escolha de livro e discuta o conteúdo. Elas têm que definir o que está incluído nos termos de responsabilidade e irresponsabilidade. Os alunos deverão discutir como as ações afetam a história e os personagens do livro.

  5. 5

    Dê às crianças uma tarefa na qual elas tem que relembrar e escrever sobre um ato verdadeiramente irresponsável que elas tenham cometido. Peça que elas considerem o que fez a ação ser irresponsável, como que ela fez se sentirem e como elas poderiam ter resolvido a situação de maneira diferente. Leia os trabalhos e discuta o assunto em classe.

  6. 6

    Organize as crianças em equipes e peça que elas executem trabalhos ou tarefas de grupo. Explique sobre a importância de trabalhar em equipe e como isso depende da confiabilidade de cada membro. Deixe que os grupos definam responsabilidades para cada um de seus membros. Quando avaliar o trabalho, procure priorizar o esforço da equipe e o espírito de grupo envolvido no projeto, muito mais do que o resultado.

  7. 7

    Escolha um filme apropriado à idade das crianças e exiba na classe, com o consentimento de todos os pais. Prepare uma folha de trabalho com os nomes de três a cinco personagens do filme escritos em cima. Distribua as folhas e peça aos alunos para anotar as ações responsáveis e irresponsáveis dos personagens enquanto assistem ao filme. Discuta as anotações e deixe que as crianças considerem as razões do comportamento irresponsável na história e como isso afeta os outros personagens e suas ações durante o desenvolver do vídeo.

  8. 8

    Prepare exercícios de teste de personalidade apropriados à idade dos alunos. Neles os alunos serão convidados a avaliar seu senso pessoal de responsabilidade. Os testes podem conter questões de múltipla escolha sobre preferências pessoais, procedimentos de tomada de decisão e solução de problemas. Também podem apresentar casos aos alunos onde eles são inseridos em situações fictícias e têm que decidir o que fazer em favor dos personagens. Ao avaliar os testes, você ficará sabendo o quão bem seus alunos entendem o significado de responsabilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível