Como ensinar texturas a crianças

Escrito por kim bentley | Traduzido por felipe fogolin
Como ensinar texturas a crianças

A textura de couro pode ser tanto lisa quanto áspera

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Textura é a sensação de algo ao tato. Ela pode incluir várias propriedades como liso, áspero, duro ou macio. Ensinar crianças sobre textura pode proporcionar muitas atividades interessantes, como o toque cego ou adivinhar a textura de algo baseado na aparência. Para ensinar crianças sobre textura, você terá que criar um plano de aula que permita muito tempo para exploração com diferentes materiais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Uma variedade de materiais de texturas diferentes.

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Explique para os alunos da sua sala o conceito de textura. Relacione para eles que todos os materiais e objetos possuem sua própria textura e podem ser diferenciados por ela. Por exemplo, liso como seda, áspero como casca de árvore e duro como pedra.

  2. 2

    Passe pela sala uma variedade de objetos diferentes que tenham texturas diferentes. Deixe que os alunos sintam os objetos em suas mãos e peça para que trabalhem em grupos para pensar em uma descrição da textura do objeto. Guarde alguns objetos para outra parte da aula. Depois que os grupos tiverem trabalhado juntos, peça para que comparem suas descrições com outros grupos na sala de aula.

  3. 3

    Instrua cada grupo a escolher um aluno para escrever na próxima parte da aula. Levante cada um dos itens que você guardou, um por um. Peça para que os grupos trabalhem juntos a fim de imaginar qual será a textura de cada objeto. Eles usarão a informação que acumularam sentindo a primeira leva de objetos. Depois que eles tiverem as respostas, peça para que novamente dividam com a sala o que pensam.

  4. 4

    Passe cada um dos objetos restantes para os grupos e deixe que eles comparem suas hipóteses com a textura real do objeto. Essa atividade pode ter continuidade nomeando-se objetos diferentes e perguntando aos grupos qual seria a textura. Por exemplo, macarrão poderia ser viscoso, e o pelo de gatinhos seria macio. Você pode fazer os objetos mais difíceis de adivinhar dependendo da série lecionada.

  5. 5

    Peça para que os alunos achem três texturas em casa como lição de casa. Peça que eles procurem itens que sejam pequenos o suficiente para trazer à sala e mostrar. Você poderia pedir áspero, liso e macio ou quaisquer outros três que julgar apropriado para a idade dos alunos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media