×
Loading ...

Entenda porque os porquinhos da índia guincham

Atualizado em 21 novembro, 2016

Porquinhos da índia são animais sociais que vivem em bandos. Cada grupo é liderado por um macho sexualmente maduro que mantém um harém. As fêmeas também ocupam lugares em uma hierarquia fechada. Esses animaizinhos se comunicam e mantém a ordem social de diversas formas. Guinchos e grunhidos traduzem várias condições e necessidades. Os porquinhos da índia guincham uns para os outros e também para os humanos.

Instruções

Entenda o que significam os sons emitidos pelos porquinhos da índia (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Entenda um pouco sobre o comportamento dos porquinhos da índia. Por viverem em grupos, esses animais usam sons como um meio de manter uma classificação social. O macho dominante acossa e espanta outros machos maduros. Uma única fêmea estabelece sua própria dominância sobre uma hierarquia de outras fêmeas cuidadosamente organizada. Ainda assim, as fêmeas estão constantemente batalhando por uma mudança de posição social. Uma fêmea subordinada mostra submissão para uma fêmea superior emitindo uma espécie de ronco baixo que imita o som emitido por um macho sexualmente excitado. Um ronco mais forte funciona como um desafio direto a um animal superior.

    Loading...
  2. Entenda que, para um porquinho da índia, guinchar ou emitir gritos agudos podem ser formas de expressar medo ou dor. Brigas por dominância muitas vezes podem acabar se tornando perigosas. Esses animais podem montar ou mesmo morder uns aos outros. Fêmeas dominantes montam nas subordinadas. Um som que se parece com um silvo serve como aviso para um oponente em potencial, talvez anunciando que uma batalha está prestes a ocorrer. Além disso, os porquinhos da índia não lidam bem com a separação. Eles irão guinchar como um sinal de solidão. É possível que eles sofram por não receber carinho o suficiente. Esses bichinhos frequentemente chamam por seus donos. Guinchos de solidão são um pedido de atenção para os humanos que cuidam deles. Guinchos altos são unicamente dirigidos aos humanos e representam uma forma de implorar por atenção e carinho. Esses bichinhos também podem guinchar alto quando perceber que a comida está a caminho.

  3. Note que, para demonstrar satisfação, os porquinhos da índia guincham ou grunhem enquanto se movem pelo ambiente. Eles também emitem esses sons como resposta a um estímulo agradável. Acaricie um porquinho da índia e ele irá ronronar suavemente. Fazer carinho no lugar errado, contudo, ocasionará um som de ronco baixo. Esses bichinhos não gostam de ser tocados na parte debaixo do corpo. Fêmeas grávidas, em especial, não gostam de ser tocadas nas laterais da barriga. Barulhos altos ou irritantes também podem provocar um ronco baixo. Porquinhos da índia são extremamente sensíveis a sons e podem detectar frequências muito além da faixa de audição dos humanos. Um ambiente tranquilo e silencioso é o melhor para eles. Os porquinhos da índia frequentemente ronronam uns para os outros como uma forma de preservar a harmonia e acalmar os nervos.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...