×
Loading ...

Manchas e verrugas em gatos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muito parecida com a epiderme humana, a pele de um gato pode demonstrar todo o tipo de manchas, inchaços, verrugas e cistos que são completamente inofensivos. E, claro que algumas vezes, como acontece com a pele humana, essas lesões podem ser indicativas de um problema de saúde mais profundo. É importante diferenciar o benigno do maligno e monitorar regularmente a pele do seu gatinho para verificar quaisquer alterações incomuns.

Como nos humanos, a maioria das verrugas e manchas em felinos são inofencivas (Black Cat image by Chris Kincaid from Fotolia.com)

Características das manchas

As manchas são elementos muito comuns e normais da pele dos gatos. A maioria delas são marcas benignas que podem cobrir todo o espectro de coloração de tons da pele, do escuro para o claro. Elas podem ser bem pequenas a ponto de ser quase invisíveis ou muito grandes, e podem ficar escondidas debaixo do pelo ou visíveis em todo o rosto, ânus ou outras áreas expostas. Geralmente mantêm a sua cor, forma e tamanho ao longo da vida do animal. Alguns gatos também mostrarão manchas pequenas e escuras em suas pálpebras, lábios e orelhas. Esses pontos são chamados de "lentigo" e também são inofensivos.

Loading...

Características das verrugas

As verrugas na pele dos felinos são mais raras do que manchas, mas não mais perigosas. Eles são pontas epidérmicas carnudas e descoloridas que podem ficar tão grandes quanto uma uva, embora geralmente sejam muito pequenas. Elas não causam dor ou desconforto e não contêm fluido. São geralmente encontradas perto das dobras da pele, como ao redor do pescoço ou entre as pernas, onde elas se encontram com o abdômen. Pode ser tentador tentar pegar ou cortar uma verruga, mas lembre-se de que elas são uma extensão da pele do gato e vai doer e sangrar se forem danificadas.

Perigos

Tal como nos seres humanos, as manchas em felinos que mudam de cor ou tamanho podem ser indicativo de um problema de saúde mais sério. Essas manchas são chamadas melanomas. Embora sejam muitas vezes benignas, elas também podem ser um sinal de câncer de pele, o segundo tipo mais comum de câncer em felinos. Os melanomas geralmente têm coloração muito escura, marrom ou preto, e podem se manifestar em qualquer lugar, sob a pele ou sobre e ao redor da face do gato, ânus e outras áreas desprotegidas do sol. Qualquer mancha que parece ser um melanoma deve ser verificada por um veterinário imediatamente.

Detecção

Os pelos cobrem os corpos da maioria dos gatos, o que pode tornar difícil a detecção visual de manchas incomuns e outras irregularidades da pele que podem ser motivo de alarme. Felizmente, os tipos de características epidérmicas indicativas de câncer de pele e outras doenças normalmente são protuberantes, inchadas ou até mesmo dolorosas para o animal, o que significa que pode ser detectado através do toque. É importante tratar seu gato com toque humano regular, e verificar regularmente a sua pele através de massagem suave e escovação. Durante esse processo, você também pode separar o pelo do gato e procurar melanomas.

Remoção

Se as verrugas ou manchas na pele do seu gato forem benignas, não há necessidade de removê-las, embora alguns proprietários as removam por razões estéticas. Os veterinários podem cauterizar verrugas para removê-las ou congelá-las usando nitrogênio líquido. As manchas também podem ser queimadas ou congeladas, mas, devido à sua posição mais profunda na pele, devem eventualmente ser removidas cirurgicamente. A cirurgia não é invasiva, mas por vezes tem de ser feita em fases, dependendo do tamanho e espessura da mancha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...