Como diferenciar piolhos de caspas

Um pente fino é usado na examinação do couro cabeludo

purple comb image by Warren Millar from Fotolia.com

Os piolhos anexam seus ovos, ou lêndeas, no cabelo da pessoa infectada. Os piolhos são mais comuns entre as crianças, pois nessa faixa etária a tendência é compartilhar produtos entre mais pessoas e interagir com mais proximidade. As lêndeas podem aparentar-se com caspas, então, às vezes, é difícil determinar o que realmente está no cabelo, pois ambas são bem pequenas. A diferenciação entre a caspa e o piolho é importante, pois os tratamentos para cada caso são radicalmente diferentes. Tratar as caspas como piolhos expõe os indivíduos a produtos químicos desnecessários e, possivelmente, prejudiciais, e isso não resolverá o problema. Tratar piolhos como se fossem caspas não resolverá o problema real.

Step 1

Verifique e examine o couro cabeludo, depois de descobrir uma suspeita de lêndeas ou flocos de caspa. Um couro cabeludo saudável possui um tom rosado a branco. Penteie o cabelo com um pente fino. Um couro cabeludo seco parece cinzento, com flocos óbvios de pele possivelmente ligados à cabeça. Se o couro cabeludo parece saudável, o floco pode ser identificado como uma lêndea. Se o couro cabeludo está escamoso e seco, é mais provável que seja encontrado caspas no local.

Step 2

Inspecione o local suspeito. Se o ponto é facilmente retirado da cabeça, pode ser uma caspa. Se a mancha não se mover após a escovação, pode ser uma lêndea. Remova a mancha com uma pinça e verifique a sua cor. Lêndeas são ovais e possuem a cor branca. A caspa é plana e pode ser branca ou cinzenta. Se a suspeita do ponto for uma forma estranha, poderá indicar caspa. Lêndeas geralmente são ovais e, se há muitas delas, elas são uniformes. Um floco de caspa não é do mesmo tamanho ou forma em relação aos outros.

Step 3

Verifique a localização do ponto. Lêndeas estão normalmente localizadas perto da raiz do cabelo e não alteram a sua localização. A caspa pode estar localizada perto do couro cabeludo ou em todo o cabelo, e ainda podem migrar com a movimentação da cabeça.

eHow Brasil
×