Equipamentos necessários para conexão de internet

Escrito por curt lanning | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Equipamentos necessários para conexão de internet
Internet é um conglomerado de redes de comunicação com milhões de computadore interligados permitindo acesso às mais diversas informações (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Existem vários benefícios quando se conecta à internet, como o pagamento de contas online, checar seus e-mails, trocar mensagens com amigos, postar informações em fóruns, fazer pesquisas diversas e muito mais. Mas como se conectar à internet? Quais os equipamentos necessários? Calma, vamos explicar tudo aqui.

Outras pessoas estão lendo

Wi-Fi

Um dos tipos mais comuns de acesso gratuito à internet é o Wi-Fi, uma rede local sem fio. Você encontra esta tecnologia em vários locais públicos, como restaurantes, aeroportos e bibliotecas. Os primeiros lugares a ter acesso às redes Wi-Fi foram os cafés ou coffee shops. Lá, as pessoas poderiam acessar a internet, para checar seus e-mails através de seus laptops. Para ter acesso à internet via Wi-Fi é necessário um adaptador sem fio. Existem dois tipos de adaptadores, externo ou interno. Hoje em dia, a maioria dos laptops já vem com as placas de Wi-Fi adaptadas dentro do sistema, mas caso o seu não possua esta placa, existem placas externas que podem ser conectadas pela porta USB. Como Wi-Fi público exige que você esteja em áreas públicas, o único tipo de computador que pode ser utilizado é um laptop, e o equipamento necessário para a conexão Wi-Fi é um adaptador portátil e sem fio.

Equipamentos necessários para conexão de internet
Clientes em um Café fazendo uso da internet Wi-Fi (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Internet com fio

A internet sem fio é ótima, mas se você não possui em casa, ou não quer investir em um sistema sem fio (ou também só tem um computador), você pode ter acesso à internet com fio. São três os acessos mais conhecidos: Dial-up, DSL e a cabo. O sistema mais velho, e também o mais lento, é o dial up, ele exige apenas uma placa de rede, um modem de 56k, um cabo e uma tomada de telefone ativo. Ele também ocupará a linha de telefone enquanto estiver acessando a Internet. Neste caso você pode querer uma segunda linha de telefone. DSL e cabo são mais rápidos, mas exigem mais equipamentos. Para DSL você vai precisar de uma placa Ethernet, um cabo que liga o adaptador Ethernet no modem externo, um modem externo, e um cabo que vá do modem à tomada do telefone. O DSL não ocupa a linha telefônica, que funciona em um sinal diferente, liberando para fazer chamadas telefônicas. Internet por cabo é semelhante ao DSL, precisa de um cabo que ligará o computador ao modem externo, que por sua vez conectará, via outro cabo, uma tomada na parede. Em vez de uma linha telefônica, ele irá se conectar a um cabo de internet.

Equipamentos necessários para conexão de internet
modem DSL (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Via satélite

O último tipo comum de acesso à Internet via satélite. Igualmente à conexão à cabo ou DSL, ela vai exigir um modem externo e cabos para se conectar o modem ao computador, e um cabo para ir para a parede. Você também vai precisar de uma antena parabólica que seu provedor vai instalar. Esta antena parabólica será conectada em sua parede, e um cabo sairá de um conector na parede ao modem externo, que estará conectado ao computador.

Equipamentos necessários para conexão de internet
A antena parabólica é o equipamento utilizado para conexão via satélite (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível