Erro do FileZilla 503: Falha da conexão de dados

Escrito por ashley poland Google | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Erro do FileZilla 503: Falha da conexão de dados
O FileZilla permite acessar arquivos em um servidor remoto (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O FileZilla é um cliente multi-plataformas que permite que você acesse servidores remotos ou em sua rede local através de FTP, SFTP ou FTPS. Quando o servidor retorna o erro 503, ele pode estar se referindo a diversos problemas em potencial, desde servidor inacessível a configurações incorretas no FileZilla.

Outras pessoas estão lendo

Erros gerais

A primeira coisa a se verificar é se o FileZilla está liberado em seu firewall; ele pode estar bloqueando sua conexão, em uma tentativa de proteger seu computador. Os roteadores agem como um firewall, então pode ser preciso configurar para que a porta do servidor seja encaminhada a uma porta específica a ser liberada em seu roteador, e então especificá-la ao se conectar. Você também deve verificar que o nome de usuário, senha e configurações do servidor estão completamente corretos e sem erros de digitação.

Problemas do servidor

O erro 503, em temos de acesso geral, significa que o servidor a que você está tentando se conectar está acessível, mas apenas de forma mínima. Frank Vipond, da CheckUpDown — um serviço que monitora o estado de um site — descreve este estado como "fechado para manutenção". Se estiver tentando acessar um servidor da web que não seja administrado por você, contate seu provedor de hospedagem; ele pode estar temporariamente fora do ar para manutenção. Se estiver tentando acessar um servidor em sua própria rede, verifique-o e assegure-se de que tudo está rodando adequadamente.

Configurações incorretas no FileZilla

Quando o especialista em gerenciamento de tecnologia Dan Wilson encontrou o erro 503 ao usar o FileZilla, ele pesquisou e descobriu que o FileZilla estava forçando a conexão a usar o endereço IP 127.0.0.1, também conhecido como "localhost" (computador local). Este endereço IP refere-se apenas ao computador que você está usando, e é um endereço único. Esta configuração é facilmente consertada. Abra o menu "Settings" (Configurações) do FileZilla. Na configuração "Connections" (Conexões), você verá um item "FTP". Expanda-o para selecionar o "Active Mode" (Modo ativo). Se a opção "Get External IP Address from the Following URL" (Obter endereço IP externo da seguinte URL) estiver selecionada, este é o seu problema. Em vez disso, selecione a primeira opção, "Ask Your Operating System for the External IP Address" (Pergunte seu endereço IP externo ao sistema operacional).

Clientes alternativos

Se não conseguir fazer o FileZilla se conectar em um computador, você pode tentar usá-lo em outro computador, ou testar um outro cliente de FTP. O WinSCP e o CoreFTP são programas gratuitos de Windows, enquanto os usuários de Mac podem testar o Cyberduck. Se estiver usando Linux, você pode usar o BareFTP. Uma opção multi-plataforma é utilizar a extensão FireFTP do Firefox. Se outro cliente do mesmo computador acessar seu servidor sem problemas, o problema é claramente do FileZilla, e não do servidor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível