Como saber se uma erupção na pele é acne ou infecção por staphylococcus

Escrito por erin moseley | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Às vezes é difícil dizer se as erupções que saem na pele são provocadas por acne ou por uma infecção. Se alguém costuma ter acne é importante observar o comportamento da dor e tratá-la como normalmente faz, mas é preciso consultar um médico se aparecerem mais caroços, nódulos ou pústulas; se as erupções forem avermelhadas e quentes ao toque; se elas rompem e vazam líquidos e se estiverem se espalhando em vez de sumirem. Um médico pode confirmar o diagnóstico e prescrever antibióticos, caso seja necessário. A infecção causada pela bactéria staphylococcus é grave e pode aparecer em qualquer parte do corpo. Ele surge de várias formas e se não for tratada pode causar uma infecção sistêmica e até mesmo a morte.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe a localização das erupções na pele. A zona T (testa, bochechas, nariz e queixo) é uma parte comum para aparecer acne, assim como sobre os ombros, nas costas e peito. As infecções por staphylococcus podem aparecer nessas áreas e em qualquer outra parte do corpo.

  2. 2

    Procure por inchaços avermelhados abertos na pele. A acne geralmente aparece como pápulas vermelhas ou pústulas e contêm pus branco ou um líquido tingido de sangue. Porém, se os inchaços avermelhados vazam e depois formam cascas secas que não cicatrizam, isso pode indicar uma infecção por staphylococcus. Esperar muito para tratar as erupções pode causar uma infecção que entra na corrente sanguínea.

  3. 3

    Verifique a superfície da pele para ver se há presença de caroços avermelhados e grandes que ainda não se romperam ou nódulos que normalmente saem nas axilas, em torno da virilha ou nas nádegas. Eles podem ser quentes ao toque e quando rompem podem soltar pus ou um líquido tingido de sangue. Esses caroços podem ser furúnculos, um tipo de infecção de pele causada por staphylococcus.

  4. 4

    Procure por erupções avermelhadas que são mais comumente vistas em torno do nariz ou da boca e aparecem em forma de grandes bolhas. Quando estas se rompem, soltam um líquido e, em seguida, formam uma casca cor de mel. Elas podem ser uma infecção contagiosa chamada impetigo.

  5. 5

    Observe se as manchas da pele estão se espalhando ou limpando. A acne pode eclodir e liberar fluídos e é lenta para sumir, mas a infecção por staphylococcus se abre soltando líquidos e pode se espalhar.

  6. 6

    Verifique se há porções da pele que estejam avermelhadas, inchadas e com pequenos sulcos como uma casca de laranja. Isso pode ser celulite, uma infecção por staphylococcus que é mais frequentemente vista nos membros inferiores dos idosos.

  7. 7

    Toque para saber se o nódulo dói. Um caroço arredondado fechado pode ser um cisto cheio de pus. Isso poderia indicar que se trata de acne.

  8. 8

    Vá ao médico para fazer uma consulta e um exame de amostra de pele. O diagnóstico poderá dizer se é acne ou se será preciso um tratamento para infecção por staphylococcus. Caso você seja uma pessoa que costuma ter acne, fazer uma consulta com seu médico poderá ajudá-lo a aprender a cuidar da pele e a distinguir o que é acne comum de uma infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível