Como escolher uma carreira profissional

Escrito por louise balle | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escolher uma carreira profissional
Lidar com a carreira não é tarefa fácil (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Se você estiver fazendo uma mudança de carreira ou tentando embarcar na primeira experiência profissional, perceberá que escolher uma profissão nem sempre é um processo simples e rápido. O plano de carreira é um compromisso a longo prazo, por isso é importante fazer o processo de seleção de forma criteriosa. Esse plano pode ajudar inclusive no processo de iniciar seu próprio negócio.

Outras pessoas estão lendo

Identifique suas habilidades

O primeiro passo no processo de escolha de uma carreira é identificar todas as suas habilidades e seus talentos. Liste tudo, até mesmo suas habilidades adquiridas no tempo livre, como fazer atividades manuais. Também é importante conhecer suas habilidades transferíveis. As competências transferíveis podem não ser aplicáveis diretamente na carreira que você decidiu prosseguir, mas pode agregar valor em uma organização. Por exemplo, se trabalhou no passado em uma loja de varejo, deve ter habilidades comerciais, que podem propiciar o começo de uma nova carreira na área de vendas de imóveis. Faça uma lista, em que suas habilidades mais fortes estejam listadas logo no começo.

Como escolher uma carreira profissional
Liste suas principais competências (Comstock/Comstock/Getty Images)

Limite-se a um segmento

Com a lista de habilidades e talentos, comece a fazer um brainstorming dos segmentos em que você gostaria de trabalhar. Seguem alguns exemplos de segmentos: informática, automobilismo, indústria alimentícia e produção de energia limpa. Selecione os segmentos com os quais você está familiarizado e que possui alguma experiência ou formação. Por exemplo, se fizer parte de uma família de pescadores, poderá considerar entrar na indústria da pesca. Limite a lista de potenciais segmentos de três a cinco possibilidades e tente combiná-los com a lista de habilidades, identificando possíveis carreiras dentro de cada setor em que você se enquadra.

Como escolher uma carreira profissional
Selecione o segmento em que você se encaixa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pesquise sobre treinamentos necessários

A próxima etapa do plano de carreira é pesquisar sobre a formação necessária para iniciar a carreira selecionada. Por exemplo, se tiver habilidades comerciais e decidir que a indústria automobilística é a escolha ideal, prefira alcançar uma posição de gerente geral de vendas em uma empresa que fabrica automóveis. Para obter esse tipo de posição, precisará de um diploma universitário em administração ou matéria similar.

Como escolher uma carreira profissional
Pesquise sobre certificações necessárias para atuação no segmento escolhido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Procure por uma experiência como aprendiz ou estágio

As carreiras listadas podem parecer ideais no papel, mas você não sabe se um trabalho é bom até que o experimente. Procure por um programa de aprendiz ou de estágio. Após experimentar na prática, poderá tomar uma decisão certa para sua carreira. Se não for o ideal, passe para a próxima ideia, até encontrar um trabalho que goste e que atenda suas necessidades.

Como escolher uma carreira profissional
Só vivendo uma carreira na prática é possível definir sua escolha profissional (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível