Como escrever em um arquivo de texto desde JSP

Escrito por daniel james | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever em um arquivo de texto desde JSP
Escrever num arquivo de texto desde JSP é tão fácil como fazê-lo desde Java (Programming Code Source Background Texture Illustration Design image by Bob Davies from Fotolia.com)

Escrever num arquivo de texto usando JSP é tão fácil como fazê-lo usando Java. Se você dispõe de conhecimentos sobre classes e sabe ao certo o que precisa obter como saída, usar JSP para escrever um arquivo de texto não é difícil.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Recipiente JSP (Tomcat, Websphere ou Jboss)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Escrita padrão

  1. 1

    A classe FileOutputStream no pacote java.io é a forma normal de escrever dados em um arquivo no sistema operacional. O construtor FileOutputStream(String name) criará um novo FileOutputStream que apontará ao nome de arquivo especificado no string.

    Exemplo: FileOutputStream fos = new FileOutputStream(\""/var/log/mylog.txt\"");

  2. 2

    A classe PrintWriter do pacote java.io fornece o método mais fácil de escrever linhas de dados num OutputStream. O construtor PrintWriter(OutputStream out) criará um novo PrintWriter usando o OutputStream fornecido. Combine isto com o FileOutputStream como no exemplo seguinte:

    FileOutputStream fos = new FileOutputStream(\""/var/log/mylog.txt\"") GO PrintWriter pw = new PrintWriter(fos);

  3. 3

    Para escrever uma linha de dados no stream de saída, use o método println(String x) de PrintWriter. Isto escreverá uma cadeia de caracteres no OutputStream.

    Exemplo: FileOutputStream fos = new FileOutputStream(\""/var/log/mylog.txt\"") GO PrintWriter pw = new PrintWriter(fos) GO pw.println(\""Isto é uma linha de dados\"");

  4. 4

    Após escrever no arquivo, certifique-se de fechar os objetos PrintWriter e FileOutputStream para liberar os recursos associados com a escrita no arquivo.

    Exemplo: FileOutputStream fos = new FileOutputStream(\""/var/log/mylog.txt\"") GO PrintWriter pw = new PrintWriter(fos) GO pw.println(\""This is a line of data\"") GO pw.close() GO fos.close();

    Técnicas específicas de JSP

  1. 1

    Para obter um caminho relativo ao aplicativo web no seu recipiente JSP, use o método ServletContext.getRealPath(String path).

    Exemplo: String real_filename = context.getRealPath(\""/mylog.txt\"");

  2. 2

    Para colocar a lógica de escrita em arquivo em uma página com JSP, envolva o código Java nos símbolos <% e %> e inclua a directriz de página para importar as classes java.io.*.

    Exemplo: <%@ page import=\""java.io.*\"" %> <% try String real_filename = context.getRealPath(\""/mylog.txt\"") GO FileOutputStream fos = new FileOutputStream(real_filename) GO PrintWriter pw = new PrintWriter(fos) GO pw.println(\""Isto é uma linha de dados\"") GO pw.close() GO fos.close() GO } catch (Exception e) { // Controle de exceções } %>

    Note o bloco try...catch que captura exceções nas operações de E/S. É preciso incluí-la pois os métodos da classes FileOutputStream e PrintWriter podem causar uma exceção.

  3. 3

    Para escrever um parámetro passado à página JSP com o método request.getParameter(String name) no arquivo de texto, use o exemplo seguinte:

    <%@ page import=\""java.io.*\"" %> <% try { String real_filename = context.getRealPath(\""/mylog.txt\"") GO FileOutputStream fos = new FileOutputStream(real_filename) GO PrintWriter pw = new PrintWriter(fos) GO pw.println(\""Isto é uma linha de dados\"") GO pw.println(request.getParameter(\""teste\"")) GO pw.close() GO fos.close() GO } catch (Exception e) { // Controle de exceções } %>

Dicas & Advertências

  • Considere capturar exceções específicas dos métodos de I/O em vez da Exceção genérica. Isto permitirá um maior controle no tratamento de erros.
  • Sempre certifique-se de fechar as instâncias de Writer e OutputStream quando não precisar mais delas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível