Como escrever um artigo acadêmico para conferências

Escrito por craig brewer | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um artigo acadêmico para conferências
Escrever um paper acadêmico em conferências pode ser intimidador (Close up of news paper article image by janaka Dharmasena from Fotolia.com)

Escrever um paper acadêmico em conferências pode ser intimidador, especialmente se você for um novo estudante do ensino médio, de graduação ou mesmo de pós-graduação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Enviando um resumo

  1. 1

    Procure por chamada de artigos com antecedência. Os envios dos resumos são normalmente feitos até um ano antes da conferência.

  2. 2

    Envie ideias para muitas conferências diferentes. Não envie o mesmo resumo para mais de uma conferência, mas oferecer versões diferentes de um paper para conferências separadas é comum. Não tente somente as reuniões de maior prestígio, especialmente se você estiver somente começando. Conferências regionais oferecem uma ótima maneira de graduandos e pós-graduandos melhorarem os seus currículos.

  3. 3

    Mantenha o seu resumo curto. Faça as suas alegações, mas tente não desenvolver uma argumentação. Esta é para o artigo. Certifique-se de anotar que o seu projeto é inovador ao invés de somente explicar o seu assunto.

  4. 4

    Entregue os seus resumos cedo. Como a maioria das pessoas espera o último dia para a entregá-los, você terá uma maior chance se puder mostrar que planeja à frente.

    Escrevendo o artigo

  1. 1

    Mantenha-o curto e claro. As pessoas ficam mais impressionadas com uma redação elegante e simples de uma ideia complexa do que com um longo e tedioso artigo erudito.

  2. 2

    Mantenha as notas de rodapé e de encerramento mesmo se você não as for apresentar durante a sua fala. Se você tiver sorte, um paper em uma conferência poderá ser publicado em um livro, e você não irá querer refazer a pesquisa.

  3. 3

    Faça e explique as suas alegações, mas mantenha os detalhes da argumentação a um mínimo. Conferências são lugares para compartilhar e conseguir retorno em ideias, não (normalmente) para debater minúcias. Você poderá sempre adicionar mais detalhes na parte de perguntas, mas sobrecarregar o seu paper com citações, dados ou estatísticas irá diminuir a sua audiência.

  4. 4

    Use folhetos. Folhetos não são somente bons para ajudar as pessoas durante a sua argumentação, mas eles também deixam algo tangível para outros estudantes se lembrarem de você.

  5. 5

    Pratique. Mesmo que a conferência usualmente envolva a simples leitura de um paper em voz alta, saber como se expressar oralmente pode melhorar significativamente a forma como o seu trabalho é recebido.

Dicas & Advertências

  • Veja se você reconhece alguém na audiência antes de falar. Isso é particularmente útil durante a parte de perguntas, em que você poderá ter que responder questionamentos de experts no seu campo, e até mesmo dos citados na sua apresentação.
  • Use o paper como uma chance para fazer contatos. Até mesmo uma peça nos seus estágios iniciais pode ser uma oportunidade para pedir conselhos a acadêmicos já estabelecidos.
  • Evite pedir desculpas por um trabalho parcial ou inacabado por que ele é parte de um projeto de artigo, capítulo ou livro. A sua plateia irá perceber isso e, mesmo que seja verdade, irá especular a razão de você não ter preparado uma apresentação mais polida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível