on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever boas cenas de terror e ação

Atualizado em 17 abril, 2017

Os filmes de terror combinam suspense, muita emoção e diferentes tipos de ação para criar um efeito muito específico. Esta é uma forma muito visceral de contar histórias. A pessoa gostando ou não de filmes de terror, não é capaz de evitar reagir emocionalmente a uma cena de horror bem escrita. A ação no terror é particularmente eficiente através do uso misto de sustos e emoções. O entendimento básico de histórias, estrutura e personagens é necessário na escrita de uma bom cena de ação e horror. As convenções do gênero estão enraizadas firmemente na arte maior de saber escrever uma boa cena.

Instruções

Saiba assustar a sua audiência (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Crie personagens verossímeis e ponha-os em confusões. Dê aos seus personagens vidas reais, com empregos, objetivos e pessoas que se importam com eles. Se ninguém no filme se importar com os personagens, não há razão para o público se importar. Uma vez que a audiência se importe com o personagem, você pode ameaçar as simpatias dela colocando o personagem em situações perigosas. O medo de que algo ruim acontecerá com o personagem é o fundamento de toda escrita de cenas de terror.

    Loading...
  2. Siga as técnicas básicas de escrita de cenas para interpretação. A cena deve começar o mais próxima possível da ação imediata, e terminar antes que a ação realmente termine. Isso deixa o publico engajado no que continuará a acontecer na cena seguinte. Desenvolva o drama criado usando convenções de terror e ação. No filmes "Aliens", por exemplo, marinheiros do futuro com armas lutam contra monstros alienígenas. Isso mistura armas, comumente associadas com filmes de ação, e monstros, geralmente associados a filmes de terror. A popular franquia de filmes "Jogos Mortais" usa dispositivos, como armadilhas e aparelhos que mutilam e desmembram. Sangue e vísceras são convenções de filmes de terror, enquanto aparelhos são comumente associados a filmes de ação.

  3. Crie a tensão através de pontos de vista. Posicione a câmera para que a audiência veja as coisas através do ponto de vista de um personagem. O benefício disso é que o público apenas sabe o que o personagem sabe. Adicionalmente, essa técnica põe o público como centro da ação, como se tudo na tela estivesse acontecendo com ele.

  4. Faça seus personagens serem perseguidos por algo ou alguém. A perseguição é uma convenção de filmes testada e aprovada que pertence tanto ao gênero de terror quanto ao de ação. Se o seu personagem perseguir algo, o público deve temer o que acontecerá se ele ou ela não alcançar o que persegue. Se o seu personagem estiver sendo perseguido, o público deve temer o que acontecerá se ele for pego.

  5. Use monstros para aterrorizar seus personagens. Mais até do que assassinos em série e loucos, os monstros são perfeitos para a ação. Eles têm vantagem frente a personagens humanos; geralmente sendo maiores, mais rápidos e tendo poderes excepcionais. Os monstros também sempre perseguem pessoas em filmes, comumente destruindo os arredores e aumentando as apostas. Usar um monstro põe seu personagem em desvantagem imediata e dá ao público algo pelo qual torcer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...