Mais
×

Como escrever uma carta para anunciar a aposentadoria do seu chefe

Atualizado em 23 março, 2017

A aposentadoria é um amanhecer e um pôr do sol. É o fim de uma longa carreira e o começo de uma nova. Funcionários que compreendem as regras e o ritmo do seu chefe precisarão recomeçar. É um dia difícil para o chefe e para os funcionários. Portanto, a carta será escrita tanto para seus colegas de trabalho, quanto para o seu chefe.

Instruções

Dia da aposentadoria (Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images)
  1. Escreva a introdução. Anuncie a aposentadoria e explique as circunstancias brevemente. Adicione um pouco de humor, mas com moderação. Por exemplo: "Caros colegas: Hoje, o seu chefe, João, anunciou sua aposentadoria para o final do ano. Ele quer passar algum tempo com seus netos e aprender a jogar golf melhor. Depois de todos esses anos nos aguentando, sinceramente, ele merece uma folga!"

  2. Esboce as realizações da carreira. Não há necessidade de entrar nos mínimos detalhes da biografia. Rascunhe uma ou duas realizações principais, destacando como o seu chefe fez a diferença em cada caso. Por exemplo: "Maria começou a trabalhar na nossa empresa assim que se formou na faculdade. Depois de muitos anos trabalhando no setor industrial e no de finanças, ela se tornou a chefe do nosso departamento há mais de dez anos. Maria nos conduziu durante os tempos difíceis do começo de 2001, sempre nos encorajando a manter o otimismo e a prestar atenção nos nossos clientes. Ela foi uma ajuda importante ao nos auxiliar a manter os pedidos principais em 2007, ajudando também a estabilizar a nossa divisão nos anos seguintes."

  3. Adicione toques pessoais. Mencione um ou dois exemplos para mostrar o lado humano do seu chefe. Por exemplo: "Não importa o quão ocupado ele estava, João sempre tinha tempo para perguntar sobre as nossas famílias."

  4. Faça a apresentação do seu novo chefe. Esboce algumas das suas maiores realizações. Pode haver um período de transição em que o chefe que está prestes a se aposentar e o novo chefe precisem trabalhar juntos por algumas semanas. Esta carta pode facilitar essa transição.

  5. Escreva os comentários finais. Expresse gratidão e valorização ao seu chefe em nome dos seus colegas. Deseje uma boa aposentadoria. Não anuncie os detalhes de nenhuma festa de despedida nesta carta. Faça isso separadamente. Por exemplo: "Por fim, eu acho que todos nós queremos agradecer ao João por fazer parte de nossas vidas por todos esses anos. Nós aprendemos muito com você, João. E lhe desejamos o melhor na sua aposentadoria. Você merece esse descanso."

Dicas

  • Não use uma linguagem excessivamente sentimental ou floreada, pois poderá parecer forçado.
  • Alguns chefes fazem falta, outros não. Se lhe pedirem para escrever uma carta para anunciar a aposentadoria do seu chefe, as chances são de que ele era geralmente bem visto.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article