Como escrever uma carta para uma igreja da qual não sou mais membro

Cartas para uma antiga igreja deve seguir algumas orientações simples

Comstock/Comstock/Getty Images

Os relacionamentos na igreja são únicos. As pessoas têm certas expectativas sobre o propósito da igreja e a maneira pela qual os membros devem se relacionar. Essas expectativas incluem o amor fraternal e a graciosidade entre os membros. Como resultado, toda a comunicação com a antiga igreja deve procurar exemplificar essas características. A digitação de uma carta para a sua antiga igreja deve seguir um formato básico e algumas orientações simples.

Step 1

Estruture a carta como se fosse qualquer correspondência comercial normal. Inclua no topo da página a data, o nome da pessoa para a qual você está dirigindo, o seu título, bem como o endereço da igreja. Tal como acontece com uma carta normal, comece com "Prezado" e o nome da pessoa. Em seguida, comece o corpo da carta e conclua com uma saudação, como "Em Cristo", seguido pelo seu nome.

Step 2

Inicie a carta com uma saudação e, em seguida, uma oração de uma frase ou outra expressão mostrando preocupação cristã para com a pessoa. Uma série de livros do Novo Testamento são, eles mesmos, cartas a igrejas ou indivíduos. O apóstolo Paulo inclui a seguinte oração em sua introdução à primeira carta aos Coríntios: "Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo". Todas as suas cartas, sejam elas para as igrejas ou indivíduos, incluem esta saudação ou algo semelhante. Essa saudação criará um tom positivo e um tema cristão para a sua carta.

Step 3

Escreva algo breve como uma recordação de duas frases seguindo os desejos de melhoras iniciais mencionadas na Etapa 2. O apóstolo Paulo inicia sua carta a Filemom, membro da igreja, afirmando: "Para Filemom, nosso querido amigo e companheiro de trabalho". O destinatário será incentivado por algumas lembranças positivas do relacionamento. Por exemplo, "Pastor João, sempre nos lembramos da sua sincera amizade, a preocupação com a nossa família durante a perda de nossa querida mãe e os muitos dos seus sermões que nos incentivaram e desafiaram". A lembrança desses fatos provavelmente aquecerá o coração do destinatário da carta.

Step 4

Expresse seus desejos, preocupações ou pedidos de uma forma respeitosa e de acordo com uma atitude de amor. Lembre-se que 1 Coríntios 13 descreve o amor como "paciente e bondoso". A passagem também afirma que o amor não mantém um registro dos erros e que ele espera e supõe o melhor. Que essa atitude o oriente a como decidir e como fazer seu pedido. Esse passo, embora aparentemente simples, é muitas vezes violado por ex-membros que desejam expressar suas preocupações.

Step 5

Estabeleça claramente o propósito da carta. Razões comuns para comunicar-se com uma antiga igreja incluem a solicitação de uma carta de transferência de membros para uma nova igreja ou a busca de uma referência de um ex-pastor ou líder do ministério. Ex-membros também podem sentir-se compelidos a compartilhar, por escrito, uma explicação mais clara das razões da sua saída. Como observado na etapa 4, certifique-se de manter esse amor. É verdade, em muitos casos, que os líderes da igreja serão beneficiados com uma expressão tão honesta. Ex-membros também podem querer escrever uma carta para pedir perdão. Seja qual for o caso, certifique-se que seu objetivo ao escrever esteja claramente indicado.

eHow Brasil
×