Como responder a uma advertência por escrito?

Escrito por oubria tronshaw | Traduzido por mayara leal
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Como responder a uma advertência por escrito?
Coloque sua contra-argumentação por escrito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ao receber uma repreensão por escrito no trabalho você pode se sentir castigado, incompreendido e desvalorizado, especialmente se você sente que não há uma justificativa. Estude o manual do funcionário para consultar seus direitos quando se trata de lidar com advertências escritas. Muitas empresas permitem que os funcionários apresentem uma carta em resposta para explicar sua percepção dos acontecimentos. Caso decida escrever uma réplica, sua carta deverá ser clara, lógica e livre de emoção. Tenha em mente que sua resposta residirá em seu arquivo pessoal como uma representação permanente da sua pessoa.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Limpe sua mente. Lembre-se de que uma carta-resposta fornece uma plataforma para você apresentar os fatos pela sua percepção e não para que desabafe todas as suas emoções. Mantenha-se calmo antes de escrever para que você se represente de forma calma, profissional e articulada.

  2. 2

    Bote a data da carta de modo que qualquer um que analise seu arquivo tenha um uma referência temporal específica dos eventos mencionados.

  3. 3

    Envie a carta respeitosamente, usando o nome, sobrenome e título profissional do seu supervisor ou oficial de recursos humanos. Se você não tem certeza de a quem sua carta deve ser endereçada, escreva "a quem possa interessar".

  4. 4

    Comece resumindo o assunto em questão, incluindo a razão para a réplica. Por exemplo: "Em 05 de dezembro de 2011, o supervisor Jim Howard me entregou uma advertência intitulada 'Primeiro Aviso'. A carta se tratava de uma reprimenda porque eu havia perdido o prazo para apresentação de um relatório detalhando as aquisições da empresa para o mês de Novembro".

  5. 5

    Explique o seu lado da história, afirmando sua percepção dos fatos, evitando uma atitude defensiva, acusatória ou descarregando seus sentimentos. Não escreva frases como "Eu não consegui terminar meus relatórios a tempo porque o supervisor nos manteve em reuniões durante o dia todo e, quando saímos, o sistema caiu e eu não pude fazer login. Eu informei o Sr. Howard, mas ele me ignorou, como sempre". Em vez disso, use a réplica para explicar suas ações e mostrar a sua ética de trabalho. Escreva "Na data em questão, participei de uma reunião de equipe obrigatória pela maior parte do dia. Imediatamente após o encontro, eu tentei várias vezes fazer login no meu computador e enviar o relatório, mas o sistema estava fora do ar. Eu expliquei o dilema para o Sr. Howard e fui para casa. Na manhã seguinte, cheguei cedo e enviei o relatório às nove horas da manhã. Além dessa exceção, eu nunca descumpri um prazo".

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