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Como escrever uma carta com o intuito de recuperar um cliente

Atualizado em 23 março, 2017

Perder um cliente é uma situação infeliz que acontece em negócios todos os dias. Quando uma empresa perde um cliente, ela normalmente tenta recuperá-lo escrevendo-lhe uma carta de desculpas. As empresas perdem dinheiro quando os clientes param de comprar os bens e serviços oferecidos. Se a sua empresa perder um cliente devido à insatisfação, tente escrever-lhe uma carta. Faça uma carta pessoal, gentil e breve. Ofereça um pedido de desculpas e diga as palavras apropriadas para recuperar a sua lealdade e negócios.

Instruções

Escreva uma carta para tentar recuperar um cliente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Passo 1

  1. Use papel timbrado da empresa. Quando escrever uma carta para recuperar um cliente, use papel timbrado da empresa e digite-a usando um programa de processamento de texto. Inclua a data no topo da carta junto com o nome e endereço do cliente.

    Escreva cartas para recuperar seus clientes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Direcione a carta. Escreva-a de uma maneira pessoal, usando o nome do cliente e a palavra "Caro" na saudação. Faça com que o cliente saiba que você o valoriza e também o seu negócio de forma individual, mantendo a carta pessoal.

    Torne a carta pessoal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Peça desculpas no início da carta. Quando uma empresa perde um cliente, muitas vezes é porque ele está insatisfeito por algum motivo. Pode ser devido a problemas de atendimento ao cliente, qualidade dos bens e serviços ou problemas com preços. Inclua a razão exata, se você souber, pela qual o cliente parou de usar o seu negócio. Seja sincero e faça com que o cliente note que você está realmente arrependido e que esse não é um reflexo de seus padrões normais de negócios. Se não houver nenhuma razão óbvia para o cliente deixar de utilizar o seu negócio, não há necessidade de um pedido de desculpas. Em vez disso, diga ao cliente que você sente falta dele e que você espera que ele volte a usar os seus serviços no futuro.

    Peça desculpas ao seu cliente (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  4. Ofereça compensações. Proponha algo ao cliente para resolver a situação. Você pode oferecer um serviço gratuito, uma porcentagem de desconto em uma venda, frete grátis ou um brinde. Certifique-se de que a oferta seja algo que afetará significativamente o cliente.

    Oferecer um desconto extra pode ser uma ótima forma de recuperar seu cliente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Agradeça ao cliente. Mostre gratidão para com o cliente pelos anos de relacionamento com sua empresa. Diga ao cliente que você espera que ele reconsidere sua decisão e garanta-lhe que, no futuro, seus bens e serviços irão satisfazê-lo. Deixe o seu número de telefone, ramal e e-mail e peça-lhe para ligar para você se tiver quaisquer comentários, dúvidas ou preocupações.

    Agradeça (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. Termine a carta. Escreva "cordialmente" seguido de seu nome.

    Termine a carta com sua assinatura (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

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