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Como escrever uma carta de reclamação formal para a diretoria de uma escola

Atualizado em 23 março, 2017

Cartas de reclamação são enviadas à diretoria da escola para fazer críticas ou reivindicar a solução de problemas. Cartas escritas para a diretoria da escola devem ser formais, diretas e respeitosas. Quando você for escrever uma carta de reclamação, envie-a para todos na diretoria ou para um membro específico do conselho. Mantenha-a curta e direta, certificando-se que o motivo da carta está claramente expresso.

Instruções

Use um tom educado, porém afirmativo, ao escrever uma carta de reclamação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Seja específico com a carta. No topo de uma carta formal de reclamação, inclua o nome e endereço do conselho escolar. Se a carta for destinada a uma pessoa específica, inclua seu nome. Se for destinada a toda a diretoria, escreva "Para a diretoria da escola". Uma carta de reclamação nunca deve ser escrita a mão; pelo contrário, sempre digite uma carta formal e envie-a por correio à diretoria.

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  2. Declare o objetivo da carta. O primeiro parágrafo deve conter um resumo específico do problema ou crítica. Este parágrafo identifica qual é o assunto de toda a carta.

  3. Explique a situação. Usando um tom positivo e respeitoso, discorra a respeito de todos os detalhes. Se houver momentos específicos e datas relevantes ao problema, exponha-os para aumentar a credibilidade da sua informação. Inclua nomes de todos os envolvidos na situação e mantenha a carta de reclamação curta, geralmente não mais que uma página. Se houverem muitos detalhes a ser incluídos, não encurte a mensagem omitindo-os. Se são pertinentes à situação, inclua-os, mesmo se a carta ultrapassar uma página.

  4. Use um tom de autoridade. Ao escrever a carta, use um tom que mostre que sabe do que está falando e que a situação deve ser levada a sério. Nunca faça ameaças nesse tipo de carta ou use palavrões de qualquer espécie.

  5. Peça uma resposta. Inclua uma data em que você espera uma resposta deles. Isso muitas vezes motiva a diretoria para tomar medidas de forma rápida. A diretoria poderá responder inicialmente, enviando uma carta que confirma o recebimento de sua mensagem. A diretoria também poderá telefonar e dizer brevemente quando uma resposta será dada.

  6. Encerre a carta. Ao encerrar uma carta de reclamação, é normal assinar "Atenciosamente". Inclua também o seu nome, endereço e número de telefone.

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Referências

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