Conhecimento

Como escrever uma carta de reclamação formal para a diretoria de uma escola

Escrito por jennifer vanbaren | Traduzido por pedro santos
Como escrever uma carta de reclamação formal para a diretoria de uma escola

Use um tom educado, porém afirmativo, ao escrever uma carta de reclamação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cartas de reclamação são enviadas à diretoria da escola para fazer críticas ou reivindicar a solução de problemas. Cartas escritas para a diretoria da escola devem ser formais, diretas e respeitosas. Quando você for escrever uma carta de reclamação, envie-a para todos na diretoria ou para um membro específico do conselho. Mantenha-a curta e direta, certificando-se que o motivo da carta está claramente expresso.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Seja específico com a carta. No topo de uma carta formal de reclamação, inclua o nome e endereço do conselho escolar. Se a carta for destinada a uma pessoa específica, inclua seu nome. Se for destinada a toda a diretoria, escreva "Para a diretoria da escola". Uma carta de reclamação nunca deve ser escrita a mão; pelo contrário, sempre digite uma carta formal e envie-a por correio à diretoria.

  2. 2

    Declare o objetivo da carta. O primeiro parágrafo deve conter um resumo específico do problema ou crítica. Este parágrafo identifica qual é o assunto de toda a carta.

  3. 3

    Explique a situação. Usando um tom positivo e respeitoso, discorra a respeito de todos os detalhes. Se houver momentos específicos e datas relevantes ao problema, exponha-os para aumentar a credibilidade da sua informação. Inclua nomes de todos os envolvidos na situação e mantenha a carta de reclamação curta, geralmente não mais que uma página. Se houverem muitos detalhes a ser incluídos, não encurte a mensagem omitindo-os. Se são pertinentes à situação, inclua-os, mesmo se a carta ultrapassar uma página.

  4. 4

    Use um tom de autoridade. Ao escrever a carta, use um tom que mostre que sabe do que está falando e que a situação deve ser levada a sério. Nunca faça ameaças nesse tipo de carta ou use palavrões de qualquer espécie.

  5. 5

    Peça uma resposta. Inclua uma data em que você espera uma resposta deles. Isso muitas vezes motiva a diretoria para tomar medidas de forma rápida. A diretoria poderá responder inicialmente, enviando uma carta que confirma o recebimento de sua mensagem. A diretoria também poderá telefonar e dizer brevemente quando uma resposta será dada.

  6. 6

    Encerre a carta. Ao encerrar uma carta de reclamação, é normal assinar "Atenciosamente". Inclua também o seu nome, endereço e número de telefone.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media