Mais
×

Como escrever um contrato para serviços prestados

Atualizado em 20 julho, 2017

Se estiver fornecendo um serviço, você precisará de um contrato por escrito que especifique as condições e os termos estabelecidos. Antes de trabalhar em conjunto, analise cuidadosamente os termos propostos. Escreva tudo e deixe o cliente assinar uma cópia. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a elaborar um contrato.

Instruções

Detalhe os termos e as condições do contrato (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Forneça data e liste nome, endereço e telefone do cliente. Dê uma numeração ao projeto. Inclua todas as suas informações de contato e detalhe a descrição do trabalho. É importante dar o máximo de detalhes. Há muitos formatos diferentes para a preparação de um contrato, pode-se usar papel timbrado ou uma fatura, que é entregue ao cliente quando o projeto for aprovado.

  2. Indique a forma de cobrança -- por hora ou uma taxa fixa. O obstáculo pode estar em estabelecer um valor interessante para você e o cliente. Se um cliente queixar-se da sua taxa, não a reduza. Uma sugestão é descobrir até quanto o cliente pode gastar e oferecer uma taxa dentro desse orçamento.

  3. Coloque um prazo no contrato e especifique a data e a hora em que o trabalho será concluído. Sempre permita que o cliente saiba quanto tempo levará para a conclusão do projeto. Também declare as datas de pagamento.

  4. Seja específico na descrição dos serviços que o cliente receberá, por isso forneça o máximo de detalhes. O próximo passo é terminar o trabalho de forma com que o cliente fique satisfeito.

  5. Faça duas linhas de assinatura na parte inferior da página. Uma para você assinar e uma para o cliente. Digite os nomes abaixo das linhas. Ao contrato ser assinado, o cliente aceita os termos. Caso ele não pague no prazo especificado, envie uma carta amigável, mas formal, juntamente com uma cópia do contrato, que exibe as condições de pagamento.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article